Compositor e pianista Cristóvão Bastos visita Friburgo

Autor de “Todo o Sentimento" e "Resposta ao Tempo" fez um tour pela cidade e acompanhou ensaio da banda Euterpe
quarta-feira, 01 de novembro de 2017
por Ana Borges
Cristóvão Bastos com Adriana Filgeuiras e o artista plástico Nêgo (Divulgação)
Cristóvão Bastos com Adriana Filgeuiras e o artista plástico Nêgo (Divulgação)

Autor de dois clássicos da música popular brasileira - “Todo o Sentimento", com Chico Buarque, e "Resposta ao Tempo", com Aldir Blanc, esta consagrada nacionalmente na voz de Nana Caymmi -, o compositor e pianista Cristóvão Bastos, um dos maiores arranjadores brasileiros em atividade, esteve em Nova Friburgo, semana passada.

Acompanhado da arquiteta e musicista Adriana Filgueiras Lima, e ciceroneado por Márcia Torres e Arnaldo Luis Miranda, de quem o casal é amigo, o maestro veio a convite da ‘Cia do Ar. ações em cultura’ para conhecer o trabalho da sesquicentenária banda sinfônica Euterpe Friburguense.

Envolvido com os arranjos do álbum do cantor e compositor Zé Renato, que grava nos estúdios da Biscoito Fino, no Rio, e com o novo trabalho de Edu Lobo, Cristóvão Bastos abriu espaço na sua concorrida agenda ― que inclui shows em São Paulo, Brasília, Rio e Salvador ― para assistir o ensaio semanal da Euterpe e conversar com o maestro Nelson de Assis e instrumentistas, numa roda animada pela perspectiva do que possa resultar do encontro.

A mais antiga banda sinfônica do país, a Euterpe está em atividade ininterrupta desde 1863, “e reúne mais de 100 alunos” em sua tradicional escola, informou o maestro Nelsinho (como é carinhosamente chamado). Ele falou também das características da banda, dentre as quais se destacam a baixa faixa etária da maior parte de seus integrantes e o contínuo processo de renovação de seu plantel:

"À medida que essa garotada é aprovada em concursos ou ingressa na universidade, o que felizmente acontece com muita frequência, somos instigados a viver um eterno recomeço. É um trabalho permanente, no qual está incluído o papel social da Euterpe, o que nos dá muito orgulho", reiterou o maestro.

O pianista, arranjador e trombonista Thiago Vidal, a clarinetista Luana Conceição, e o baterista/percussionista Piter Toledo, são alguns dos mais antigos instrumentistas em atividade no corpo da banda principal e receberam com grande alegria "e uma baita expectativa", segundo Piter, a possibilidade de trabalhar com o arranjador carioca.

"Um trabalho conjunto com um músico da importância e com a experiência do Cristóvão", destacou Nelsinho, "é uma chance de ouro não só para essa garotada da Euterpe como também para os músicos de toda a região", completou.

Acústica - "A primeira coisa que temos de ver ali é o tratamento acústico do local de ensaio. O trabalho do mestre fica muito prejudicado em função disso", comentou Bastos, dirigindo-se a Nelson de Assis. Além de flautista, Adriana Filgueiras, com sua experiência de arquiteta, garantiu aos anfitriões que "este é um problema de fácil resolução e baixo custo". A ‘Cia do Ar. ações em cultura’ solicitou um projeto para apresentar à direção da entidade musical.

Rouxinol

Trabalhando no álbum duplo “Rouxinol”, do artista friburguense Arnaldo Luis Miranda, em homenagem à bossa-nova, para o qual já gravou os pianos e escreve agora os arranjos para madeiras e metais, com cobertura orquestral de seis das 20 faixas, Cristóvão foi ao ensaio observar a performance dos músicos da banda, com vistas a aproveitar alguns deles ― a pedido do compositor ― nas gravações, que devem acontecer, no máximo, até fins de dezembro. O álbum duplo tem previsão de lançamento para fevereiro de 2018, na comemoração dos 60 anos da bossa-nova e também do compositor friburguense.

"O Arnaldo me disse que quer explorar o potencial e a sonoridade dos músicos da cidade, que são bons", comentou Cristóvão, "e eu vim fazer uma avaliação realista. Pelo que ouvi, creio que posso escrever alguma coisa para a banda, adequada às suas características, e que vai trazer elementos novos e desafiadores ao belo trabalho que ali desenvolvem com tanto amor e denodo", concluiu.

Circuito Terê-Fri

Na manhã seguinte, o casal fez um tour pelo circuito Terê-Fri: saboreou os petiscos da Queijaria-Escola; encantou-se com as mudas do Horto Conquista; deslumbrou-se com a obra e a personalidade ímpar do escultor e artista plástico Nêgo.

"O Parque São Clemente, onde o Ar. caminha e o Midstúdio, onde o Ar. grava", assinalou Márcia, companheira de Arnaldo, "ficam para a volta. Esperamos que Adriana e Cristóvão desfrutem muitas vezes da hospitalidade dessa terra abençoada e nos tragam suas ideias", completou. Ao que o compositor completou, resumindo: "Só de estar em Friburgo, as ondas mentais agradecem".
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade