Como ter uma horta em casa?

sexta-feira, 30 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Como ter uma horta em casa?
Como ter uma horta em casa?

Alessandro Lo-Bianco / @AlessandroLB

Algum tempo atrás, ter uma horta em casa era visto como um privilégio de poucos ou apenas de moradores do interior. Porém, não há quem não tenha um espaço que possa abrigar um vasinho de hortelã ou de salsinha, basta querer. Espalhados pelo jardim, em um cantinho na área de serviço ou na própria bancada da cozinha, essas iguarias originam uma infinidade de receitas e alimentam o conceito “direto da horta”. “Use as paredes para criar uma horta vertical em vasinhos. Se preferir, horta também pode ficar dentro de casa. Na cozinha, aproveite a janela da pia para distribuir vasos, de diversos tamanhos e formas, com vários temperos. O segredo é usar a criatividade”, diz Marcos Brancher, paisagista.

Temperos que você pode ter em sua horta
Comercializados até em supermercados, os vasinhos com plantas parecem muito fáceis de cultivar à primeira vista, mas toda horta tem seu segredos, mesmo a de temperos. Quem já comprou sabe que, depois de algum tempo, terra e planta murcham e o vasinho vai direto para o lixo. Então, como fazer para ter uma verdadeira horta de temperos em casa e fazer com que ela dure mais de uma estação?
Brancher diz que, ao contrário do que se pensa, o cultivo de temperos deve ser cuidadoso. “Cuidar bem das ervas garante a boa evolução da planta e, como consequência, um valor condimentar mais alto”, completa.
Para começar, o especialista no assunto recomenda a compra de mudas em fornecedores certificados e de confiança. “Se houver tempo e paciência para esperar a muda crescer, uma opção interessante são as sementes. Também é essencial reservarmos um local bem iluminado. De preferência, deixe a sua horta em um local com sol direto em pelo menos parte do dia. Em apartamentos, as sacadas e a área de serviço costumam ser bons locais”, sugere.
Escolha o vaso que melhor se adeque ao seu local: redondo, quadrado; não há regras. Mas há algumas recomendações básicas: os vasos devem possuir drenos (furos embaixo) para o excesso de água escorrer; vasos mais baixos secam mais rapidamente. Prefira vasos de 10 ou mais centímetros de altura.
Para hortas em vasos, geralmente as ervas aromáticas, bem como as medicinais, são as melhores opções, pois precisam de pequenas quantidades por vez e geralmente produzem constantemente. Algumas espécies são ideais para este cultivo como: cebolinha, salsinha, manjericão, manjerona, hortelã, erva-doce, erva-cidreira etc.
“Após o plantio, regue bem os vasos, e mantenha-os em um local bem iluminado. Na primeira semana, evite mantê-los sob o sol direto por muito tempo. Regue todo dia, ou uma vez a cada dois dias, dependendo do ambiente. Mantenha o solo levemente úmido, mas não mantenha encharcado por longos períodos. Lembre-se que quanto maior o vaso, mais lentamente ele secará”, finaliza o paisagista.
Se desejar, adube o vaso com pequenas quantidades de húmus, adubos minerais ou adubos líquidos. Evite exageros de adubos, já que o exagero pode levar à “queima” da planta, o que pode matá-la.

Replante de vez em quando
As pequenas plantas não duram pra sempre, uma hora começarão a exibir um mau aspecto. Quando isso ocorrer, você deverá replantar as mudas, devendo-se trocar a terra do vaso.
Se folhas doentes aparecerem, remova as mesmas imediatamente, para que a doença não se espalhe. Se insetos atacarem, remova-os manualmente ou lave-os sob água corrente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade