Comitiva friburguense é recebida por cônsul geral do Líbano

Encontro lançou as bases para que Nova Friburgo e Byblos se tornem "cidades irmãs"
terça-feira, 16 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Najibe Saleme Nader; Gilberto Sader; vereador Professor Pierre, Ziad Itani, cônsul do Líbano; Roger Hanna Bassil, presidente da Liga Libanesa do Brasil; e Antônio Saade, vice-presidente da Liga Libanesa do Brasil (Divulgação)
Najibe Saleme Nader; Gilberto Sader; vereador Professor Pierre, Ziad Itani, cônsul do Líbano; Roger Hanna Bassil, presidente da Liga Libanesa do Brasil; e Antônio Saade, vice-presidente da Liga Libanesa do Brasil (Divulgação)

“Um dia marcante na história de Nova Friburgo junto ao Líbano.” Com estas palavras o empresário Gilberto Sader descreveu o encontro realizado no último dia 9 no consulado do Líbano, na cidade do Rio de Janeiro, envolvendo diversas autoridades diplomáticas daquele país e uma comitiva composta por representantes da comunidade libanesa de Nova Friburgo e também pelo presidente da Comissão Cidades Irmanadas e Países Colonizadores da Câmara Municipal, vereador Professor Pierre.

Dedicado a promover o intercâmbio cultural e turístico de Nova Friburgo com os países que deram origem ao mosaico populacional friburguense, é o próprio vereador quem explica os motivos da viagem. “Dentro do projeto da Comissão de Países Colonizadores, nós queremos propor a irmanação de Nova Friburgo a uma cidade específica em cada um dos países ditos colonizadores. Diante disso, nossa ida ao consulado libanês foi uma honra, e há que se destacar a calorosa recepção do consulado libanês a nós. Um momento muito importante, no qual houve uma proposta de irmanação com a cidade de Byblos, que é ímpar sob o ponto de vista histórico. Um tesouro do oriente médio, berço do alfabeto, e nós queremos que Nova Friburgo possa se irmanar do ponto de vista cultural, histórico e também étnico, dentro das possibilidades de contato e enriquecimento de ambas as cidades. Que Nova Friburgo seja uma porta do Líbano aqui no estado do Rio de Janeiro a partir de Byblos, e que Byblos seja uma porta do Brasil a partir de Nova Friburgo, lá no Líbano. Este é um trabalho que tem potencial para favorecer o nosso turismo e levar Nova Friburgo a uma visibilidade internacional.”

Personagem atuante e fiel às suas origens, Najibe Saleme Nader não escondeu sua emoção com o encontro, especialmente por ter nascido na própria cidade de Byblos. “Que dia histórico e de muita emoção! A acolhida do cônsul geral do Líbano, Dr. Ziad Itani, e também do presidente da Liga Libanesa do Brasil, Dr. Roger Hanna Bassil, a forma como ouviram o projeto da irmandade entre Nova Friburgo e Byblos, que é justamente minha cidade natal no Líbano... Vi tudo isso com muita emoção, e minha felicidade maior foi ver que todos apoiaram minha indicação de Byblos e reconheceram o valor desta cidade onde a História começou. A cidade mais antiga do mundo, onde os Fenícios descobriram o alfabeto, a navegação, o comércio... E também o lugar que não parou no tempo e foi recentemente eleito como a cidade mais bonita e turística do Oriente Médio. Estou muito feliz com tudo isso, porque envolve duas cidades que amo muito”, comemorou Najibe.

Durante o encontro, o cônsul Ziad Itani comprometeu-se a pessoalmente entrar em contato com o prefeito de Byblos, levando cópia das publicações oficiais friburguenses, a fim de dar andamento ao projeto. O prefeito Rogério Cabral também já foi consultado, e deu total apoio à iniciativa. “Eu já conversei com o prefeito, que ficou extremamente sensível ao caso, e também com a secretária de Educação Tânia Trilha em razão das questões futuras, dentro do processo educacional de Nova Friburgo, a fim de que nós valorizemos a nossa identidade e a nossa formação”, explicou Professor Pierre. “Nova Friburgo é uma cidade de formação mosaica, multicultural e multiétnica, e a riqueza populacional que nós temos passa a ser valorizada na medida em que nos aproximamos e nos relacionamos com os países que de certa forma ajudaram a formar nossa população, e hoje a nossa cidade. Por isso a escolha de uma cidade-símbolo em cada um desses países, para que nós possamos nos aproximar ainda mais e desenvolver intercâmbio cultural, intercâmbio turístico... E possamos compartilhar também a histórica que nós possuímos. Apesar de sermos uma cidade de aproximadamente duzentos anos, Nova Friburgo tem uma trajetória ímpar no Brasil, desde seu processo de formação, sendo a única cidade criada por decreto real. Não podemos deixar essa oportunidade passar. Afinal, qual cidade no Brasil tem essa capacidade, esse potencial, de tanta riqueza étnico-cultural tão marcada na sua história? Que cidade tem a possibilidade de ter a institucionalização, inclusive em lei, dessas comunidades que aqui formaram Nova Friburgo? Nós temos exatamente essa grande possibilidade de avançar. E a relação diplomática com os países ditos colonizadores e com suas respectivas cidades irmanadas vai fomentar e divulgar Nova Friburgo. Essa aproximação de culturas pode chegar até as nossas escolas, aos nossos estudantes, nossas crianças e nossos jovens. Esse é um objetivo que está acima de questões pessoais ou até mesmo político-partidárias. Essa é uma questão que envolve o futuro de Nova Friburgo, e também a sua identidade”, encerrou o parlamentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Líbano | Nova Friburgo | Byblos | diplomacia
Publicidade