(SECOM) Entre os dias 17 e 18 de outubro, uma comitiva da Prefeitura de Nova Friburgo, formada por Bianca Tempone Felga, secretária de Turismo; Gustavo Sarruf, secretário do Escritório de Gerenciamento de Projetos; e Luiz Cláudio Gonçalves, subsecretário de Obras, esteve em Brasília, acompanhada também do representante da Câmara Municipal, Pierre de Moraes, para tratar de assuntos de relevância para o município.
No Ministério das Cidades foram tratados assuntos como os contratos vigentes e o repasse de recursos para o município. A comitiva se reuniu com Manoel Renato Machado Filho, diretor de Desenvolvimento e Cooperação Técnica, André Junqueira e Waldeci Medeiros, técnicos do departamento.
Em reunião na Caixa Econômica Federal, o secretário do Escritório de Gerenciamento de Projetos, Gustavo Sarruf, e o subsecretário de Obras, Luiz Cláudio Gonçalves, trataram das melhorias de relacionamento entre o setor de convênios do município e o setor técnico da instituição, que fiscaliza os contratos de repasses municipais.
No Ministério do Turismo, a secretária de Turismo de Nova Friburgo participou de reunião com Philippe Figueiredo, coordenador de Regionalização; Jun Yamanoto, coordenador-geral de Regionalização; e Carlos Fortini, técnico do Ministério, ocasião em que abordaram assuntos relacionados a Programas de Incentivo e Fomento ao Turismo, inventário turístico, regionalização, possibilidade de criação de novos produtos turísticos, promoção e divulgação, além da identificação das possibilidades de negócios, recursos e investimentos para a atividade turística no município, além de estreitar as relações com o Ministério do Turismo.
A comitiva esteve também no Senado, onde o vereador Pierre de Moraes esteve com o senador Cristovam Buarque e também na Presidência da República, com o gerente macrorregional Região Sudeste da Secretaria de Relações Institucionais da subchefia de Assuntos Federativos, Manoel de Araújo Sobrinho, iniciando também através do Poder Legislativo um canal de comunicação.
Segundo o prefeito Sérgio Xavier, esta aproximação institucional dos gestores municipais com as diversas áreas da esfera federal envolvidas fortalece a parceria município-estado-União, objetivando o desenvolvimento de Nova Friburgo.
“Os recursos federais são muito importantes para a execução das várias ações planejadas pelas secretarias, não só a de Turismo, e pelo governo municipal, visto que o orçamento do Município não é muito alto e também não é contemplado com royalties advindos do petróleo, portanto, quanto melhor for a gestão da captação de recursos e as relações institucionais com o estado e com a União, maior será o seu resultado para o desenvolvimento do município”, declara Bianca Tempone.
Deixe o seu comentário