Para quem se prometeu mudar de vida no ano novo, enveredar pelos campos do tão sonhado cargo público é uma das melhores soluções para se estabelecer financeiramente. Ao longo de 2015, estão previstas 25 mil novas vagas na área federal para órgãos como o Banco do Brasil, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e IBGE --- onde os salários chegam a R$ 7 mil, por exemplo.
Pensando nisso, foram publicados no Diário Oficial, no último dia 6, quatro decretos com um conjunto de medidas visando a promoção de um ajuste nas contas do governo estadual, com o objetivo de adequar os gastos à queda prevista na arrecadação do estado em 2015. Em um desses decretos ficou determinado que todas as iniciativas referentes à realização de concursos públicos e posse de aprovados serão previamente submetidas a uma comissão criada pelo governador Luiz Fernando Pezão, formada pelos secretários de Fazenda, Sérgio Ruy Barbosa; de Planejamento e Gestão, Claudia Uchoa; e da Casa Civil, Leonardo Espíndola, além da procuradora-geral do estado, Lucia Léa.
A Comissão de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Copof), como ficou denominada, será presidida pelo secretário de Fazenda, Sérgio Ruy, e deverá propor e avaliar medidas para contenção e ajuste das despesas de pessoal e encargos, além de acompanhar a sua implementação. As seleções que já foram autorizadas serão mantidas. A Copof se reunirá mensalmente e extraordinariamente quando for necessário. "O concurso para formação de soldados da Polícia Militar e a contratação de professores, por exemplo, serão mantidos. Tudo que ainda não foi aprovado, no entanto, será analisado pela comissão”, explicou Sérgio Ruy.
Alguns dos concursos esperados para 2015
Ontem, 19, foram encerradas as inscrições para escriturário do Banco do Brasil; a instituição, no entanto, já confirmou a realização de um segundo concurso ainda este ano. O Ministério Público da União divulgou no último dia 14 o edital do concurso para técnico e analista; a oferta é de 25 vagas, inclusive para o Rio de Janeiro. O Ministério do Planejamento autorizou, no dia 31 de dezembro, a abertura de concurso para 80 vagas de analista de planejamento e orçamento; salários chegam a R$ 14.648,64. O Instituto Nacional de Meteorologia oferece 242 vagas distribuídas por cargos de níveis médio e superior, dentre as quais cinco serão para o Rio de Janeiro.
Deixe o seu comentário