Comércio pode abrir nos próximos feriados de Tiradentes e São Jorge

Funcionamento é facultativo, mas grande parte do comércio deverá operar nas duas datas
terça-feira, 10 de abril de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Comércio pode abrir nos próximos feriados de Tiradentes e São Jorge

O comércio friburguense está autorizado a funcionar nos próximos feriados nacional de Tiradentes, no dia 21, um sábado, e estadual, dedicado a São Jorge, celebrado no dia 23, uma segunda-feira. Segundo o presidente da Câmara de  Dirigentes Lojistas da cidade (CDL), Braulio Rezende, o funcionamento é facultativo, mas uma grande parte do comércio deverá funcionar em ambos os feriados.

A decisão foi anunciada após uma acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo. Braulio, que também é presidente do Sincomércio, explicou que o principal objetivo é dar liberdade de escolha aos empresários, além de garantir o funcionamento de setores que prestam serviços essenciais à população, como supermercados e farmácias.

“A convenção coletiva não obriga, ela faculta a abertura das lojas nos feriados. Passa para as mãos dos empresários do comércio a decisão do que é melhor para seu negócio”, disse, acrescentando que a autorização ainda corrige uma antiga distorção que privilegiava grandes empresas. “Há algum tempo, as redes de varejo entravam na Justiça para abrir suas filiais em Nova Friburgo nos feriados, enquanto os pequenos empresários ficavam em desvantagem. Após a inclusão da cláusula sobre feriados na nossa convenção, todas as empresas desfrutam das mesmas condições”, lembra.

Ainda de acordo com Braulio Rezende, no entanto, os lojistas devem seguir alguns requisitos para funcionar nos feriados. As empresas que não são associadas ao Sincomércio, por exemplo, necessitam assinar o termo de adesão à convenção coletiva. Braulio Rezende assegura que o acordo coletivo preserva integralmente os direitos dos trabalhadores do comércio de Nova Friburgo.

“Não devemos nos esquecer de que, nos fins de semana prolongados, a cidade recebe muitos visitantes, e as lojas que abrem suas portas costumam registrar boas vendas”, finalizou.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: feriado
Publicidade