Dalva Ventura
O movimento ainda não deu sinais de aquecimento, mas os lojistas já começaram a recrutar pessoal para trabalhar na época do Natal. Muitas vitrines exibem cartazes convocando vendedores ou entrevistando interessados. Alguns estão até com as vagas temporárias preenchidas.
A contratação de funcionários extras em dezembro é fundamental para a maioria das lojas, já que nesta época do ano verifica-se um incremento muito grande nas vendas. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, espera um crescimento de 20% no número de vagas temporárias neste fim de ano. Em 2012, foram feitas cerca de 200 contratações. Detalhe: boa parte desse contingente acabou sendo efetivada em janeiro. A possibilidade de ser contratado é, aliás, um dos principais atrativos para quem busca trabalhar no Natal. Esta é, portanto, uma boa ideia, pois apesar das vagas, em princípio, serem apenas para esta época, quase todos desejam ser efetivados.
Os interessados deixam seus currículos — com foto — nas lojas que mais lhe interessam e aguardam um chamado. Em geral, conseguem. Nem sempre na loja de seus sonhos, mas, em todo caso, acabam encontrando uma colocação — o suficiente para ganhar um dinheirinho e salvar o Natal. Até os que têm menos chance, em função da idade ou da falta de qualificação, acabam se encaixando.
Lojas têm de contratar extras para dar conta do movimento
Numa rápida corrida por algumas lojas do Centro, a reportagem de A VOZ DA SERRA pôde constatar este fato. A Armação Presentes, loja de brinquedos localizada na Rua Fernando Bizzotto, contrata de duas a três pessoas para dar conta de atender os fregueses em dezembro, quando o movimento dobra. A World Tênis, na Avenida Alberto Braune, também está começando a receber currículos e pretende contratar pelo menos dois funcionários para dar conta das vendas nesta época do ano. Na Mercatto, loja que acaba de ser inaugurada na cidade, o quadro deverá ser ampliado de oito para pelo menos 11 funcionários.
A Cacau Show também espera um aumento expressivo nas vendas. Apesar de a Páscoa ser o período nobre das vendas das três lojas existentes na cidade, o efetivo total no período natalino deverá passar de 13 para 15 e até 16 pessoas.
A Lojas Americanas deve ampliar seu quadro em dez funcionários para dar conta do intenso movimento verificado no Natal. O Supermercado Extra normalmente já encontra a maior dificuldade para preencher seu quadro de pessoal e o gerente de operações da loja, Crésio Basílio, não espera mudanças na época do Natal. "Apesar das exigências serem mínimas — não importa a idade e basta ter o ensino fundamental — o salário do comércio não atrai”, afirma. O Extra conta com 106 funcionários apenas, um déficit de pelo menos vinte empregados. Que, naturalmente, não conseguem dar conta do movimento que aumenta muito na época do Natal.
Para trabalhar neste período, o candidato precisa ter mais de 18 anos, ser comunicativo, organizado, dinâmico e ter muita disposição para encarar o batente. Ter experiência não é fundamental. "Já aconteceu de escolher alguém que nunca trabalhou e no final ela se sair até melhor do que os outros vendedores. No final, fiquei até num impasse, pois não queria demitir ninguém, mas minha vontade foi contratar aquele rapaz”, afirmou o dono de uma loja de sapatos do centro da cidade.
Mas isso é raro. A grande dificuldade enfrentada pelos lojistas é encontrar pessoal capacitado tanto para ocupar vagas temporárias quanto para empregos fixos. Braulio Rezende lembra que o desemprego no setor está diretamente relacionado à falta de qualificação da mão de obra. Lembra que a grande oferta de vagas em outros segmentos agrava o cenário, pois estes vêm absorvendo profissionais que antes seriam empregados nas lojas da cidade. Segundo o presidente da CDL, esta é a causa do aumento do desemprego apurado pelo Ministério do Trabalho no comércio de Nova Friburgo em 2013, se comparado com 2012.
Visando solucionar este problema, a CDL e o Sincomério promovem constantemente cursos de formação para quem quer entrar no mercado, e de reciclagem, para funcionários que desejam se atualizar.
Deixe o seu comentário