Comércio está autorizado a funcionar nos feriados de abril

​Dois deles caem durante a semana. “Fazemos questão de deixar nas mãos do empresário a decisão", diz presidente do Sincomércio/CDL
segunda-feira, 10 de abril de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Comércio está autorizado a funcionar nos feriados de abril

O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo divulgaram nesta segunda-feira, 10, que está autorizado o funcionamento do comércio de Nova Friburgo durante os feriados deste mês de abril. A autorização vale tanto para a Sexta-Feira da Paixão, 14, a sexta-feira, 21, Dia de Tiradentes, quanto para o domingo, 23, feriado estadual em homenagem a São Jorge.

Segundo o presidente do Sincomércio e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, o principal objetivo de permitir o funcionamento do comércio nos feriados é dar liberdade de escolha aos empresários. Braulio ainda destaca que o acordo não é obrigatório. “Fazemos questão de deixar nas mãos do empresário a decisão do que é melhor para seu negócio. A convenção não impõe, ela faculta a abertura das lojas nos feriados, assim como a extensão do horário perto de datas especiais”, acentua ele.

De acordo com o sindicato, a autorização ainda possibilita o funcionamento de setores que prestam serviços essenciais à população, como supermercados e farmácias, além de corrigir antiga distorção que privilegiava grandes empresas. “Há algum tempo, as redes de varejo entravam na Justiça para garantir a abertura das lojas nos feriados, enquanto os pequenos empresários ficavam em desvantagem. Depois que essa cláusula passou a fazer parte da nossa convenção, todas as empresas desfrutam das mesmas condições”, assinala. As empresas que não são associadas ao Sincomércio precisam assinar termo de adesão à convenção coletiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade