Comércio em Friburgo não abre nesta segunda

Feriado pelo Dia do Comerciário é antecipado de outubro para agosto; construção civil também para
segunda-feira, 12 de agosto de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A cidade
A cidade "morta" num feriado (Arquivo AVS)

O comércio de Nova Friburgo não vai funcionar nesta segunda-feira, 19, quando é celebrado na cidade o Dia do Comerciário. Também é celebrado nesta segunda o dia do trabalhador da construção civil.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Braulio Rezende, informa que o feriado está previsto na convenção coletiva da categoria, firmada em maio com o Sindicato dos Empregados no Comércio. Ele lembra que há vários anos a data vem sendo antecipada em Nova Friburgo de outubro para a terceira segunda-feira de agosto.

“Tivemos a ideia de antecipar o feriado dos comerciários de outubro para agosto há alguns anos e decidimos testar. A mudança foi aprovada tanto por empresários quanto por funcionários das lojas e bem incorporada pela cidade”, observa. Braulio Rezende orienta os consumidores a adiantarem suas compras, uma vez que no Dia do Comerciário as lojas não podem abrir suas portas.

“Este é um dos poucos feriados em que nosso comércio não tem autorização para funcionar. Para os demais, existe permissão, desde que as empresas cumpram algumas exigências, como assinar termo de adesão à convenção coletiva”, acrescenta ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.

Lojas poderão funcionar em mais cinco feriados este ano 

Até o fim de 2019, as lojas de Nova Friburgo estão autorizadas pelo acordo coletivo a abrir em cinco feriados: 7 de setembro, Independência do Brasil; 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro, Finados; 15 de novembro, Proclamação da República; e 20 de novembro, Zumbi dos Palmares. O presidente do Sincomércio explica que a medida visa a assegurar o funcionamento de setores que prestam serviços essenciais à população, como supermercados e farmácias, e dar liberdade de escolha aos empresários do comércio.

Braulio Rezende ressalta ainda que a abertura nos feriados contribui para incrementar o turismo e a economia do município, além de corrigir antiga distorção que prejudicava os pequenos empreendedores.

“As grandes redes de varejo buscavam na Justiça o direito de abrir nos feriados, enquanto as empresas menores ficavam em desvantagem. Depois que incluímos essa cláusula na nossa convenção, todas as lojas de Nova Friburgo desfrutam de iguais condições”, destaca.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade