Comércio defende manutenção das normas atuais de carga e descarga

Autran quer mudar horário das operações para a madrugada
segunda-feira, 13 de maio de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Comércio defende manutenção das normas atuais de carga e descarga
Comércio defende manutenção das normas atuais de carga e descarga

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio) de Nova Friburgo encaminharão proposta à Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) para que sejam mantidas as atuais regras de carga e descarga de mercadorias na cidade, incluindo o horário das 6h às 13h. A Autran pretende passar as operações para o período da madrugada, mas representantes do comércio, reunidos na sede da CDL na tarde da última quinta-feira, 9, se declararam contrários à modificação e defenderam a permanência das normas instituídas pelo decreto municipal nº 81, de 18 de maio de 2012.

O presidente das entidades do comércio, Braulio Rezende, convidou empresários de diversos ramos — supermercados, móveis, eletrodomésticos, calçados, distribuidoras, entre outros — para discutir o assunto, depois de receber ofício do superintendente da Autran, Hudson de Aguiar Miranda, com informação sobre a mudança. De acordo com Braulio, a intenção da autarquia é que a carga e a descarga sejam efetuadas das 21h às 6h, de segunda-feira a sábado.

"Os empresários rejeitaram a ideia porque entendem que fazer carga e descarga de mercadorias de madrugada vai gerar insegurança, custos extras e, ainda, problemas com moradores. Não podemos nos esquecer de que o Centro não é somente uma área comercial, é também residencial. Qualquer barulho a mais, de madrugada, perturba a ordem e irrita os vizinhos, com razão”, explicou o presidente da CDL e do SinComércio.

Braulio Rezende afirmou que o comércio considera adequado o horário das 6h às 13h para as operações de carga e descarga na cidade, assim como as demais normas firmadas pelo decreto nº 81. Ele comentou que, na reunião, os empresários disseram acreditar que o decreto está sendo cumprido, mas destacaram que, caso existam estabelecimentos que desrespeitem a legislação, cabe à Autran fiscalizá-los e puni-los.

 "Todos os lojistas se comprometeram a reforçar, com seus fornecedores, o horário permitido para a carga e a descarga. O comércio tem todo o interesse em que essas operações funcionem e o trânsito flua na cidade.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Carga e descarga | entrega | placas | Trânsito | mobilidade urbana
Publicidade