Comércio de Nova Friburgo pode funcionar nos feriados de abril

domingo, 29 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Comércio de Nova Friburgo pode funcionar nos feriados de abril
Comércio de Nova Friburgo pode funcionar nos feriados de abril

Texto: Eloir Perdigão / Fotos: Amanda Tinoco

Graças a acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo, as lojas da cidade estão autorizadas a abrir nos três feriados do mês de abril: dias 3, Sexta-Feira da Paixão; 21, Tiradentes; e 23, São Jorge. Presidente do Sincomércio e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Braulio Rezende explica que o acordo objetiva dar liberdade aos empresários e garantir o funcionamento de setores que prestam serviços essenciais à população, como supermercados e farmácias.

"A intenção é facultar a cada um a escolha de abrir ou não seu negócio. Além dos setores essenciais, nossa convenção coletiva atende aos shoppings centers, cuja organização é diferente da adotada pelo comércio de rua, e às lojas de moda íntima, muito requisitadas por turistas nos feriados e fins de semana prolongados”, revela o presidente, acrescentando que estabelecimentos de outros ramos optam por funcionar e registram boas vendas nessas ocasiões.

Braulio Rezende acentua que a permissão para abertura em datas especiais ainda corrige desigualdade antes verificada entre as empresas. "Há algum tempo, assistíamos às grandes cadeias recorrendo à Justiça para assegurar o direito de funcionar nos feriados, enquanto os pequenos empreendedores ficavam em desvantagem. Hoje, as empresas do comércio de Nova Friburgo - sejam elas pequenas, médias ou grandes - desfrutam das mesmas condições”, pondera.

O presidente da CDL e do Sincomércio destaca a relevância do setor para um município com vocação turística como Nova Friburgo. "Se o comércio ficar fechado em três feriados no mesmo mês, vai prejudicar a imagem da cidade perante os visitantes, o desempenho das empresas e a economia do município. Ninguém perde com o funcionamento, pois a convenção coletiva resguarda integralmente os direitos dos empregados”, frisa.

MOVIMENTO NAS CIDADES TURÍSTICAS - Apesar de admitir que o excesso de feriados que cairão em dias úteis em 2015 deverá afetar negativamente a economia do país, Braulio Rezende acredita que cidades turísticas podem se beneficiar. Ele comenta que grandes centros apontam queda de vendas nos feriadões, com a saída de parte dos moradores para cidades do interior, mas que a situação pode favorecer os municípios que atraem esses turistas.

"Os cariocas, por exemplo, deixam o Rio de Janeiro em busca de diversão nas praias da Região dos Lagos ou de tranquilidade e clima ameno na Região Serrana. Empresas da nossa cidade que abrirem suas portas nesses períodos vão acolher o importante contingente de turistas que procuram Nova Friburgo nos feriadões”, argumenta Braulio.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: comércio
Publicidade