Comércio de Friburgo autorizado a funcionar no feriado desta quinta

Para presidente de sindicato, medida corrige antiga distorção que privilegiava grandes redes, em detrimento das lojas de menor porte
segunda-feira, 17 de junho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Comércio de Friburgo autorizado a funcionar no feriado desta quinta

O comércio de Nova Friburgo está autorizado a funcionar no feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira, 20, segundo comunicado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Para isso, os empresários que quiserem abrir as lojas deverão assinar o termo de adesão à convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo. A abertura das lojas, no entanto, é facultativa.

Além de Corpus Christi, até o fim deste ano a convenção coletiva faculta a abertura das lojas nos feriados de 7 de setembro, dia da Independência; 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil; 2 de novembro, Finados; 15 de novembro, Proclamação da República; e 20 de novembro, feriado estadual da Consciência Negra (Zumbi dos Palmares).

Para o presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, a autorização garante o funcionamento de setores do comércio que prestam serviços essenciais à população, como supermercados e farmácias, e dá liberdade de escolha aos empresários. “O acordo não impõe nada, ele repassa para o empresário a decisão do que é melhor para seu negócio. Ao mesmo tempo, preserva integralmente os direitos dos trabalhadores do comércio”, pontua Braulio.

Ele defende ainda que a medida corrige uma antiga distorção que privilegiava grandes empresas, em detrimento das lojas de menor porte. “Quando as redes de varejo começaram a chegar à cidade, elas entravam na Justiça para abrir as lojas nos feriados, deixando os pequenos empresários em desvantagem. Hoje, todas as empresas desfrutam de iguais condições, desde que obedeçam ao acordo coletivo”, destaca Braulio Rezende.

Repartições estaduais e municipais terão ponto facultativo na sexta

O governo estadual e a Prefeitura de Nova Friburgo decretaram ponto facultativo para a sexta-feira, 21, nas repartições estaduais e municipais permitindo aos servidores públicos prolongar a folga do feriado de quinta-feira, 20 (Corpus Christi).

Nos setores em que as atividades não possam ser suspensas por motivos técnicos ou de interesse público, como, por exemplo, hospitais e delegacias, o expediente será normal na sexta-feira. As escolas daa rede pública não funcionarão. Os decretos que estabelecem o ponto facultativo já foram publicadas nos Diários Oficiais do município e do estado.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade