Comércio com pouca expectativa

Considerado o segundo melhor período do ano para vendas, lojistas apontam baixo crescimento
quinta-feira, 05 de maio de 2016
por Dayane Emrich
Aberta a temporada de compras, as lojas como sempre apostaram nas promoções e vitrines decoradas
Aberta a temporada de compras, as lojas como sempre apostaram nas promoções e vitrines decoradas

O Dia das Mães, uma das datas mais aguardadas pelos comerciantes -- comemorado no próximo domingo, 8 -- deve ser mais fraco este ano, de acordo com expectativas do comércio friburguense. Aberta a temporada de compras, as lojas como sempre apostaram nas promoções e vitrines decoradas, o que entretanto, parece não ter animado muito os consumidores. Há poucos dias da data, a equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA ouviu lojistas do centro da cidade e constatou que as vendas e a expectativa ainda não aumentaram. A aposta dos lojistas é que os clientes deixem para comprar o presente das mães na última hora, hoje, 6 ou amanhã, 7, mesmo assim, a maioria acredita que o gasto será menor que nos anos anteriores.  

“O movimento até agora está muito fraco e, mesmo com a aproximação da data, as vendas apresentam sinal de queda. A perspectiva é das piores”, disse a proprietária de uma loja de artigos pessoais, Fernanda Mesquita, de 40 anos. Para o comerciante Mauro Oliveira, de 53 anos, gerente de uma loja de calçados, esse deve ser o pior Dia das Mães para o comércio nos últimos anos. “As vendas estão muito baixas. Os poucos consumidores que buscam presentes, optam pelos artigos mais baratos”, disse.     

Opinião semelhante tem o comerciante e proprietário de uma loja de flores e arranjos, Nilson Dias, 72 anos. “O movimento tem sido devagar. Mas no meu ramo a procura ocorre no sábado ou no próprio domingo. Acredito que haja um modesto aumento de 10%”, espera ele. 

Na contramão dos comerciantes e do momento de recessão na economia nacional, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, acredita que o comércio da cidade terá bom desempenho no Dia das Mães. 

Segundo ele, embora todos os setores estejam enfrentando dificuldades, dentro de um cenário de turbulências políticas e econômicas, a data tradicionalmente registra aumento de vendas. “As pessoas não deixam de comprar presentes para as mães, as avós, as esposas. Esta é uma época do ano em que o comércio sempre vende mais. As lojas de Nova Friburgo têm bons preços e produtos de qualidade, então, certamente, vão atrair os consumidores”, explicou.
Otimista, Braulio acrescentou que ainda não dá para fazer estimativas de venda. “Queremos acreditar que o Dia das Mães trará alívio para o comércio de Nova Friburgo", avalia Braulio.  

Estudo revela que menos brasileiros pretendem ir às compras no Dia das Mães

Uma pesquisa divulgada na última segunda-feira, 2, destacou que menos brasileiros comprarão presentes para o Dia das Mães este ano. De acordo com o levantamento, 61% dos entrevistados afirmaram querer comprar algo para presentear na data, número menor do que em 2015, quando 75% dos consumidores confirmaram a intenção de compra. Isso sem mencionar os 52% que gastarão menos, um salto de 14 pontos percentuais em relação aos 38% que reduziram a quantia despendida na comemoração da data no ano passado.

Os dados são do estudo do Boa Vista SCPC e indicam também os itens mais procurados: roupas, calçados e bolsas, perfumaria, jóias e eletrodomésticos estão entres eles. Os itens de uso pessoal são os preferidos para presentear na data, com 52% das menções (em comparação a 43% no ano passado). Dos que optarão por esses produtos 25% escolherão itens de perfumaria; 23% vestuário, calçados e bolsas; e 4% joias e relógios.

 

  • Aberta a temporada de compras, as lojas como sempre apostaram nas promoções e vitrines decoradas

    Aberta a temporada de compras, as lojas como sempre apostaram nas promoções e vitrines decoradas

  • Aberta a temporada de compras, as lojas como sempre apostaram nas promoções e vitrines decoradas

    Aberta a temporada de compras, as lojas como sempre apostaram nas promoções e vitrines decoradas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: economia | Dia das Mães | comércio
Publicidade