(SECOM) - Na tarde da última quarta-feira, 4, na sede da Secretaria Municipal de Cultura (antigo Fórum Júlio Vieira Zamith), aconteceu mais uma reunião entre integrantes da equipe do governo municipal para discutir medidas e ações efetivas para a revitalização e o melhor aproveitamento do espaço público do principal cartão de visita da cidade: a Praça Getúlio Vargas.
O objetivo do encontro foi desenvolver um projeto de cidadania, que envolverá a participação do governo municipal e dos comerciantes do entorno da praça, com o intuito de resgatar as principais características desse importante local, inaugurado em 1881, a partir de projeto do paisagista francês, Auguste Marie François Glaziou, e hoje tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Esforços conjuntos de representantes das Secretarias de Cultura, Assistência Social, Turismo, Esportes, Saúde, Serviços Públicos, Comunicação Social e Autran enfatizaram a importância do resgate daquele espaço público para a população e turistas. Temas como segurança, moradores em situação de rua, limpeza e conservação, comercialização de produtos, entre outros, foram abordados.
A intenção do governo é buscar parceiros, entre os quais os comerciantes próximos à praça, que serão convidados para uma reunião no próximo dia 10, durante a qual serão debatidas melhorias para o local, sendo que o governo vai apresentar alguns de seus projetos de mudanças, sendo que o marco de início destas transformações na Getúlio Vargas, está previsto para dezembro, para quando inclusive está prevista a linda decoração sob o tema Natal na Praça.
Propostas apresentadas
A segurança do local é um dos fatores mais preocupantes, tanto para a população quanto para os governantes. Sob este aspecto, a Guarda Municipal está sendo capacitada para atuar em apreensões em flagrante de delito, num trabalho coordenado pela equipe da Força-Tarefa de Ordem Urbana, contando como as participações das Polícias Civil e Militar.
“O trabalho da Guarda Municipal será o de coibir qualquer pessoa que possa oferecer riscos aos frequentadores. Iremos agir dentro da legalidade e da Constituição”, afirmou André Santos, um dos diretores da equipe da Ordem Urbana, que destacou as importantes adesões ao movimento do comandante da Polícia Militar, tenente-coronel James de Barros e do delegado titular da 151ª DP, José Pedro Costa da Silva. André ainda aproveitou o encontro para confirmar a entrada em vigor no próximo dia 16, do estacionamento rotativo exatamente iniciando em torno da praça.
Em relação aos moradores em situação de rua, está sendo estudado um conjunto de possibilidade, inclusive o retorno às suas cidades de origem, enquanto sobre a comercialização de produtos, o projeto Artesanarte, que consiste no cadastramento dos vendedores das feirinhas instaladas na praça e a padronização de suas barracas, será agora apresentado à Câmara Municipal para obter o apoio e a adesão dos vereadores.
Deixe o seu comentário