Começam as celebrações dos santos juninos na Diocese de Friburgo

Festas religiosas se estendem durante dias, com direito a tapetes de sal
sexta-feira, 31 de maio de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A Igreja de São João Batista (Arquivo AVS)
A Igreja de São João Batista (Arquivo AVS)

Em junho, começa a temporada dos arraiás e, junto, das quadrilhas e muitas guloseimas. E a Igreja Católica festeja os santos desta época: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29).  Na Capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro, a festa religiosa vai durar três dias, dos dias 11 a 13, com missas às 18h. No dia do santo, 13, haverá missas às 8h, 10h e 15h. Haverá ainda a meditação do Santo Terço, às 18h e 19h, procissão e missa solene. A tradicional benção dos pães – que garantem a fartura à mesa - será feita em todas as celebrações.

Em Nova Friburgo, Santo Antônio é reverenciado em duas igrejas. Na Paróquia Santo Antônio e Cristo Ressuscitado, no Prado, distrito de Conselheiro Paulino, haverá missas, dos dias 10 a 12, às 19h. Já no dia 13, dia de Santo Antônio, as missas serão às 8h e 19h. No dia 15, também tem missa às 19h. Haverá distribuição dos pãezinhos após as missas e venda de iguarias.  

Festa do padroeiro

A festa em homenagem ao padroeiro de Nova Friburgo, São João Batista, começam dez dias antes da data oficial. A Catedral São João Batista promoverá o evento Mais um com Cristo no dia 14, com a participação dos padres Roger Luiz, da Canção Nova; Demétrio Gomes, da Arquidiocese de Niterói e Marcus Vinícius Macedo, da Diocese de Nova Friburgo. Neste dia, a Catedral receberá uma relíquia de 1º grau (gota de sangue) de São João Paulo II.

No dia 20, feriado de Corpus Christi haverá missa às 8h e confecção dos tapetes de sal durante o dia para a procissão do Santíssimo Sacramento com o bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso após a missa das 15h. Às 20h, show de forró pé de serra com o Trio Lumiar. No dia 21 terá a 4ª Corrida de São João Batista. As inscrições começam neste sábado, 1º na catedral e na loja Prodesporte. No encerramento, show do bloco carnavalesco Sargento Pimenta, às 21h.

No dia 23, Jornada Diocesana da Juventude na Praça Dermeval Barbosa Moreira, com pregação do missionário e cantor católico Diego Fernandes. Márcio Gomes fará o Baile das Famílias - Show da era de ouro do Rádio, às 17h30 e o encerramento será com o show católico de Fátima Sousa, às 20h30.

No dia de São João, 24, haverá missa na catedral às 8h e ao meio-dia, Hora Santa. Às 19h, Dom Edney irá presidir a missa solene seguida de procissão com a imagem do padroeiro de Nova Friburgo. As igrejas de São Pedro, no bairro Duas Pedras e no distrito de São Pedro da Serra, ainda não divulgaram suas programações.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: evento
Publicidade