De hoje até sábado, acontece em Nova Friburgo, o I Congresso Rio Eco Rural. O evento promovido pela comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Rogério Cabral (PSB), na Queijaria Suíça de Nova Friburgo, em Conquista, é considerado o mais importante em termos de fortalecimento rural sustentável do estado do Rio.
A abertura oficial está marcada para às 10h. Ao longo do dia, estão previstas a realizações de vários painéis. O primeiro deles, às 11h, será O agronegócio brasileiro, com palestra do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Ainda segundo a programação oficial, às 14h, haverá o painel Melhoramento genético, inseminação artificial e controles de manejo, com Felipe Picciani. Às15h, Os problemas de produção e comercialização de leite e derivados no estado do Rio, com Cláudio Meireles e Sílvio Marini. Ainda no primeiro dia estão previstas outras duas palestra: 16h, Defesa sanitária animal, com Rômulo Spinelli e Cláudio Villela; e às 17h, Fontes de financiamento, com Clóvis Romário.
O presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), que deverá estar presente à abertura do congresso elogiou o evento que tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável e contribuir para o fortalecimento da economia fluminense.
“Este evento é o coroamento do trabalho que vem sendo feito pela comissão de Agricultura, presidida pelo deputado Rogério Cabral, em busca de melhores soluções para o setor. A comissão percorreu todo o estado, realizando reuniões e ouvindo as lideranças locais. Pela primeira vez, o pequeno e o médio produtores se sentiram amparados e com possibilidade de diálogo”, elogia.
Na avaliação do deputado Rogério Cabral, “este congresso é fruto de um trabalho intenso da comissão, que se iniciou em 2007, quando fizemos um mapeamento da agricultura em todo o estado. Agora, o evento e seus seminários poderão gerar mudanças significativas para toda a nossa população”, acentua.
O deputado acrescenta que “todos os preparativos estão sendo providenciados para tornar o acontecimento um meio de integração para o produtor rural, com palestras informativas que poderão influenciar positivamente no cotidiano de cada um daqueles que trabalham no meio”.
O evento terá durante os três dias painéis sobre pecuária, agricultura familiar, energias renováveis, turismo rural e ecoturismo e meio ambiente. Os participantes irão debater, entre outros temas, soluções capazes de promover o desenvolvimento rural sustentável através do fortalecimento da agricultura familiar, do cooperativismo e da agroindústria rural familiar e o incentivo à agroecologia, fomentando a agricultura orgânica, a recuperação das matas ciliares e de proteção de nascentes.
Rogério Cabral também destaca o incentivo ao uso de técnicas de melhoramento genético com a inseminação artificial de rebanhos e a adoção de controles de manejo e de pastagens. Outro tema abordado pelas palestras será a utilização do crédito rural, com juros especiais, como instrumento de recuperação e conservação ambiental, além de aumento da produtividade.
Todos os painéis serão apresentados por profissionais das áreas de pecuária, pesquisa e desenvolvimento, extensão rural, cooperativismo, comércio exterior, agroindústria, meio ambiente, turismo e infraestrutura. Apoiam o seminário o Sistema Firjan, Embrapa, Sebrae, Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Agricultura; Banco do Brasil e Fecomércio.
Fepro Rural também começa nesta quinta-feira
A primeira edição da feira acontece de quinta a sábado, das 10h às 20h na Queijaria Suiça
A Fepro Rural - Feira do Produtor Rural terá início nesta quinta-feira, 16, a partir das 10h, simultaneamente com o Congresso Rio Eco Rural que contará com a presença do Governador Sérgio Cabral. O evento acontece nas dependências da Queijaria Suíça de Nova Friburgo, localizada na RJ 130, s/n, KM 18, Conquista, na Estrada Tere-Fri.
Durante três dias a Fepro Rural irá realizar uma grande mostra de municípios produtores do estado do Rio, entre eles, São Francisco do Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Teresópolis, Tanguá, Trajano de Moraes, Silva Jardim, São Sebastião do Alto, Rio Bonito, Quissamã, Angra do Reis, Sumidouro, Madalena e Nova Friburgo. A feira oferece ainda, estandes de fornecedores de produtos, insumos, veículos, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas e produtos diversos. Todos com descontos e condições especiais.
Durante a feira também acontecerá o Congresso Rio Eco Rural que é uma promoção da Comissão de Agricultura da Alerj - Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, com foco na agricultura familiar. Na programação do congresso estão incluídos o painel da pecuária, do agricultor familiar, das energias renováveis, do turismo rural e ecoturismo e do meio ambiente.
A Fepro Rural é uma realização da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, Sebrae, Banco do Brasil, Nova Friburgo Convention Visitors Bureau e Linha e Verbo. Vale lembrar que a entrada é franca. Menores de idade, somente acompanhados dos pais ou responsáveis Mais informações pelo telefone 2522 1145, ou pelo site www.acianf.com.br.
Deixe o seu comentário