A partir desta quinta-feira, 14, Lumiar sedia a 10ª Mostra Cinema Popular Brasileiro, que reúne 45 filmes independentes de norte a sul do país. São produções de cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Luís, Rio de Janeiro, Vitória e Nova Friburgo para todas as idades, sendo 38 curtas, dois médias e cinco longas-metragens.
Com o tema "Memória, Identidade e Pertencimento”, a mostra é promovida com objetivo de difundir e fomentar a exibição de filmes nacionais além de incentivar o surgimento de novos talentos. Dividida em 14 programas, a mostra será aberta com dois longas: "Balões, lembranças e pedaços de nossas vidas”, de Frederico Pinto, às 19h30, e "Paisagem Carioca – Vista do Morro”, de Marco Antonio Pereira, às 21h. Ambos têm classificação livre e serão exibidos gratuitamente no Cineclube Lumiar, coprodutor do evento que promete movimentar o turismo e a economia do distrito.
A mostra prossegue até domingo, 17, com uma série de produções que não têm espaço no circuito comercial e abordam desde as identidades culturais à memórias de infância. O evento é uma realização da Curadoria de Cinema, Escola Livre de Comunicação e Artes e Casa Cultural Mata Atlântica, com apoio de comerciantes da região. A exemplo das edições anteriores, as exibições devem atrair ao 5º distrito um público diversificado, formado por turistas, cinéfilos e moradores da região.
Vale destacar que a mostra não é competitiva e todos os filmes selecionados são produções brasileiras. Ao longo desses 10 anos, a iniciativa contribuiu para a formação de público, fomentou a criação de outros projetos de audiovisual na comunidade local e projetou na mídia os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. A programação completa do evento pode ser consultada no site http://mostracinemapopularbrasileiro.wordpress.com.
Deixe o seu comentário