Começa esquema especial de imunização contra febre amarela

Principais postos de saúde de Friburgo disponibilizarão doses simultaneamente até a próxima semana
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018
por Karine Knust
Começa esquema especial de imunização contra febre amarela

Depois de dias de muita folia, a Secretaria municipal de Saúde dá início nesta quinta-feira, 15, ao novo esquema de imunização contra a febre amarela em Nova Friburgo. Diferente do calendário tradicional, até o próximo dia 23, todas as cinco maiores unidades de saúde do município estarão atendendo a população simultaneamente.

A aplicação de vacina acontecerá das 9h às 16h, nos postos Sylvio Henrique Braune, no Centro; Tunney Kassuga, em Olaria e Waldir Costa, em Conselheiro Paulino, além das unidades Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira e Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo. Antes, cada posto disponibilizava doses da vacina contra a febre amarela  em determinado dia da semana, obedecendo a uma escala.

De acordo com o último levantamento divulgado pelo governo municipal, Nova Friburgo tem nove casos suspeitos de febre amarela sendo investigados. Ainda segundo boletim, a cidade teve 20 casos notificados desde o início deste ano. Além dos nove que ainda seguem sendo analisados, destes 20, três tiveram resultado negativo para a doença e outros oito foram confirmados. Até agora, a cidade já contabiliza cinco mortes por febre amarela.

Os dados são diferentes dos que foram divulgados pelo governo do estado no último boletim, quando foram confirmados seis casos da doença no município com três evoluindo para óbito. Mas essa diferença tem uma explicação: de acordo com o governo municipal, os dados divulgados são divergentes porque a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo ainda contabiliza dois pacientes da cidade que vieram a óbito após contrair a doença em outros municípios. A pasta não esclareceu, porém, quais cidades são essas. O governo municipal também não informou a idade e o bairro onde moram esses três pacientes que contraíram febre amarela em Nova Friburgo e permanecem em tratamento.  

Casos da doença

Até o último boletim divulgado pelo governo estadual, em todo o estado do Rio, foram confirmados 55 casos de febre amarela neste início de ano, com 25 mortes - o que demonstra a alta letalidade da doença. De todo o estado, Valença foi o município que registrou até agora mais casos confirmados (16, com seis mortes), seguido de Teresópolis (sete casos, com quatro mortes). Nova Friburgo aparece em terceiro lugar (seis casos, três mortes).

Na última semana, o Ministério da Saúde também divulgou informações sobre a febre amarela em todo o Brasil. No período de monitoramento (de 1º de julho de 2017 a 6 de fevereiro de 2018), foram confirmados 353 casos da doença no país, sendo que 98 vieram a óbito. Ao todo, foram notificadas 1.286 suspeitas de febre amarela, sendo que 510 foram descartados e 423 permanecem em investigação, neste período. Ainda segundo o Ministério da Saúde, “os informes de febre amarela seguem, desde o ano passado, a sazonalidade da doença, que acontece, em sua maioria, no verão”. Por isso a análise considera o período de 1º de julho a 30 de junho de cada ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: febre amarela | saúde
Publicidade