Começa a contagem regressiva para o Festival Sesc de Inverno

Evento tem entre os destaques Lenine, Zeca Baleiro, a Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo e uma homenagem à escritora Zelia Gattai
sábado, 06 de agosto de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Orquestra Voadora, um dos destaques desta edição do festival (Foto: Divulgação)
Orquestra Voadora, um dos destaques desta edição do festival (Foto: Divulgação)

São 420 artistas envolvidos, sem contar o pessoal de apoio. Mais de 930 horas de programação, com 250 apresentações culturais. Esses são alguns dos números da 15ª edição do Festival Sesc de Inverno, o maior evento de cultura multilinguagem do Brasil, que acontece entre os próximos dias 12 e 21 de agosto em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. Quer mais números? Sob o tema “Reinventando o momento”, em 10 dias serão 53 apresentações musicais, 35 sessões de 21 espetáculos de artes cênicas, exibição de 31 curtas-metragens e 11 longas, 3 exposições de grande porte, 1 instalação tecnológica, além de oficinas, contações de  história, encontros literários, lançamentos de livros, shows poéticos, saraus, intervenções urbanas e seminários. 
 
Música
Em Nova Friburgo, a maioria das atividades acontece na própria unidade do Sesc — onde o festival se inicia, no dia 12, com o show do cantor e compositor pernambucano Lenine, com o repertório do seu álbum mais recente, “Carbono”. A programação musical na cidade traz ainda os grupos Azymuth e Orquestra Voadora, a cantora carioca Aline Paes e os duos Monarco e Tuco Pellegrino, Zé da Velha e Silvério Pontes e, no dia 20 de agosto, se apresenta o cantor maranhense Zeca Baleiro, com participação de Márcia Castro.  
 
Teatro
Peças de teatro de grande sucesso nos palcos do Rio e do Brasil estão na programação do evento. Uma delas é “Bilac vê estrelas”. Baseado no livro homônimo de Ruy Castro e ambientado no Rio do início do século passado, o espetáculo conquistou os prêmios da APTR e Shell, os mais importantes do país. Com composições de Nei Lopes e direção de João Fonseca, o musical traz personagens históricos como o poeta Olavo Bilac e o jornalista José do Patrocínio como dois amigos que enfrentam a cobiça de uma espiã sobre uma criação sua.  “Galileu Galilei”, com Denise Fraga, e o musical “Ataulfo – o bom crioulo”, que aborda a vida e a obra do compositor, também estão na programação. Destaque internacional do Festival, companhias estrangeiras farão estreias nacionais nos palcos do Sesc. Em Nova Friburgo, a Cie Nicole Seiler (Lausanne/Suíça) apresenta pela primeira vez no Brasil “Un acte serieux”, espetáculo em que bailarinos em diferentes localidades interagem por meio de ferramentas de tecnologia da comunicação.
     
Cinema
Ao longo dos dez dias, haverá exibição de uma série de curtas e longas metragens para todos os gostos e idades. Ao final das sessões, realizadores participam de debates com o público. Na Mostra de Cinema Contemporâneo, Cláudio Assis e Xico Sá participam da exibição e comentam o filme “Big Jato”, protagonizado por Matheus Nachtergale. Eles são, respectivamente, diretor e autor do livro no qual foi o filme foi baseado. 

Artes visuais
A fachada externa da quadra esportiva e espaços públicos de Nova Friburgo se transformarão em grandes telas para os trabalhos dos VJs Suave e Chico Abreu. Assim como fizeram em outras cidades brasileiras e europeias, os artistas farão projeções de artes gráficas e animações nos locais. Ao longo do Festival, o público poderá também visitar a exposição “Galeria Transparente - Tempo Virtual Tempo Real”. São imagens e vídeos dos trabalhos do projeto “Galeria transparente”, liderado pelo artista Frederico Dalton. Os artistas fazem intervenções gráficas na foto de um retângulo em uma calçada do bairro da Glória, no Rio, batizada por ele de “galeria transparente”. Vídeos mostram também as intervenções físicas realizadas no espaço.
 
Literatura
A programação literária ganha dinamismo este ano, com atrações que retratam o universo das letras de forma lúdica. É o caso de “Livre Reino Aéreo do Devaneio”, um espetáculo de poesia, falada e cantada, que promove uma experiência cênica da palavra a partir da performance dos poetas. Assim como na edição anterior, o Festival Sesc de Inverno prestará homenagem a um grande nome das letras. Em Nova Friburgo, será Zelia Gattai (2016-2008), cujo centenário de nascimento é celebrado este ano. As pesquisadoras Maria Luiza Tucci Carneiro e Erica Duarte conversarão sobre a vida e a obra de Zelia, e a atriz Carolina Virguez fará a leitura de textos da escritora.
 
O Festival Sesc de Inverno 2016 apresenta o mote “Reinventando o momento”. Trata-se de um convite ao público para, em tempos de evolução da tecnologia e velocidade da informação, refletir sobre a possibilidade de abstrair o tempo e o espaço para aguçar a percepção sobre a arte, possibilitando novas experiências. A maior parte das atividades será oferecida ao público gratuitamente — atrações pagas têm ingressos de até R$ 20 — e a programação completa está no site www.festivalsescdeinverno.com.br e nas páginas de A VOZ DA SERRA ao longo da semana. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Festival Sesc de Inverno
Publicidade