Começou nesta segunda-feira, 25, a vacinação contra a gripe Influenza em Nova Friburgo e demais municípios do estado. A campanha foi antecipada em cinco dias por causa do alarmante número de mortes provocadas pelo vírus H1N1 em todo o país. Até o início da última semana, pelo menos 14 pessoas morreram no estado do Rio de Janeiro devido a complicações causadas pela doença.
O posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, esteve bastante movimentado na manhã de segunda-feira, por conta da grande procura pela vacina gratuita. É o caso de Luiz Felipe e Juliana Lopes, que levaram os filhos Theo, de 4 anos, e Maya, de 9 meses, para serem imunizados logo no primeiro dia da campanha: “Todo ano trazemos o Theo para tomar vacina, mas não esperávamos um movimento tão grande hoje [segunda-feira]”, diz Luiz Felipe.
Apesar de o governo do estado ter liberado 47 mil doses da vacina para Nova Friburgo, muitos pais, como Marcelle Mussi Faria, mãe de Manuela, de 9 meses, ainda têm medo desse número não atender toda a demanda local: “Fiquei dois meses tentando comprar uma dose nas clínicas particulares e não encontrei. Tive medo de a vacina acabar nos postos e minha filha ficar sem imunização, por isso resolvi vir vacinar logo no primeiro dia. A saúde da Manuela está em primeiro lugar”, enfatizou.
O número de pessoas que se encaixam no grupo considerado de risco pelo Ministério da Saúde é grande, mas a coordenadora de imunização no município, Ana Paula Lessa, esclarece que as pessoas não devem temer o término do estoque de vacinas antes do fim da campanha: “Ao todo, o estado nos envia 47 mil doses da vacina contra Influenza. Entretanto, essa quantidade não chega de uma vez só. Recebemos o material de forma gradativa. Por isso, dividimos o grupo em duas partes, para que ninguém chegue aqui e acabe ficando sem a vacina no dia”, disse a coordenadora.
Nestes primeiros cinco dias de campanha, só serão imunizadas crianças de seis meses a 5 anos incompletos, gestantes e doentes renais crônicos. Já os demais, idosos, mulheres até 45 dias após o parto, profissionais de saúde e outros doentes crônicos poderão receber a dose somente a partir do próximo dia 30. Além de imunizar a população contra o H1N1, a vacina também combate outros dois subtipos de vírus da gripe, o H3N2 e a Influenza B.
Os postos de saúde de Conselheiro Paulino, Waldir Costa; de Olaria, Tunney Kassuga, e do Centro, Sylvio Henrique Braune, farão a imunização de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade básica de saúde de São Geraldo — José Copertino Nogueira — realizará a vacinação nas terças e quartas-feiras, pela manhã. Ainda segundo o governo municipal, a UBS do Cordoeira — Ariosto Bento de Mello — também realizará a imunização, mas os dias e horários ainda serão definidos. No próximo sábado, 30, acontece o Dia D da campanha. Nesta data, todas as unidades estarão abertas durante todo o dia, das 8h às 17h, para realizar a imunização. A vacinação contra a gripe vai até o dia 20 de maio.
Deixe o seu comentário