Começa a contagem regressiva para o Enem 2014

segunda-feira, 06 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Karine Knust

Falta apenas um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o objetivo inicial de avaliar o desempenho escolar, desde 2009 o exame passou  a ser utilizado como mecanismo de avaliação para ingresso em 90 universidades do Brasil. 

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), este ano as inscrições confirmadas chegaram à marca de 8.721.946 milhões, um crescimento de 21,6% em relação a 2013. Segundo o Ministério da Educação, serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile), que serão distribuídas pelos 16,6 mil locais de aplicação do exame nas 1.699 cidades do país. 

Raphaela Neves, de 20 anos, é uma das mais de 8 milhões de pessoas que farão as duas etapas do Enem nos dias 8 e 9 de novembro. Com o sonho de cursar Medicina em uma das universidades públicas do Rio de Janeiro, Raphaela realiza, este ano, o seu quarto exame. "Decidi que queria fazer Medicina desde meus 16 anos. Fiz as provas do Enem de 2011 e 2012 para conhecer o funcionalismo do exame. Em 2013, entrei em um cursinho integral, mas a nota de corte para Medicina é muito alta, acima de 800. Este ano resolvi utilizar todo o aprendizado e material do curso para estudar em casa”, conta a jovem, que ainda tem usado a internet como aliada nos estudos. "Além de estudar para o Enem, tento dividir meu tempo para me preparar para a prova da Uerj, que é uma das universidades que não utilizam o exame nacional para aprovação. Ter disciplina estudando sozinha é mais difícil, mas sigo o plano de estudos. Faço cursos online com professores conhecidos no país para as matérias de biologia e química, que são as específicas para o vestibular de medicina, e aulas particulares de redação, porque também tem muito peso para o Enem e para a fase de exame discursivo da Uerj”.

A ansiedade e o nervosismo são os maiores vilões para os estudantes e vestibulandos que realizam as provas do Enem. De acordo com o psicólogo Genaldo Dantas Neto, é normal haver esse tipo de sentimento e cobrança nessa fase, mas é preciso saber dominá-los. "Acreditar em si é a melhor atitude nesse momento. Se o aluno estudou e se dedicou, ele vai conseguir ter um bom resultado. Não é um período de milagre. Mas, para que a prova seja a consequência de todas as ações de preparação que foram tomadas para obter o sucesso, é preciso manter a calma”, aconselha o psicólogo. 

Genaldo afirma ainda que o apoio dos responsáveis é de suma importância para que o jovem se sinta seguro na hora de realizar a avaliação. "Por mais que os familiares fiquem ansiosos, é necessário auxiliar passando confiança para um resultado positivo. Além do mais, nesse momento, toda ajuda é muito bem-vinda”, alerta. 

Um dos fatores que, segundo os estudantes, também aumenta ainda mais a tensão é a grande quantidade de questões das duas fases do exame. E, para isso, é preciso se preparar para enfrentar a verdadeira maratona do conhecimento. "Não acho o Enem uma prova difícil para quem estuda. O problema está na exaustão mental provocada pelas 180 questões e mais uma redação, e pelo fator psicológico. Nas duas primeiras experiências, ficava muito nervosa. Com o passar do tempo isso foi mudando. Estudar e ter disciplina é imprescindível. Fazer um cursinho para se ter ao menos uma base e uma orientação de estudo é uma boa opção. E, claro, se tranquilizar ao máximo para não deixar o nervosismo atrapalhar e comprometer o resultado”, recomenda Raphaela.

Para Genaldo Neto, também é preciso se preparar fisicamente. "Ter uma boa noite de sono é importante. O descanso ajuda o aluno a aguentar a maratona de provas, auxiliando na concentração e interpretação das questões.”

 

Para dar uma mãozinha nos estudos

É preciso reconhecer que, na hora de estudar, os celulares e tablets se transformam em verdadeiros vilões no que diz respeito ao desvio de atenção. São tantas redes sociais, bate-papos, sites e joguinhos que fica difícil manter a disciplina nos estudos com um aparelho desses ao lado. Mas quem disse que o celular também não pode servir para aprender? Pois pensando na interação e mobilidade dos novos tipos de aparelhos eletrônicos, especialistas no assunto resolveram criar alguns aplicativos simples, dinâmicos e, principalmente, gratuitos que podem ajudar e muito a otimizar o tempo, tirar dúvidas e entender disciplinas. Confira a listagem de alguns deles:

 

Pense+ (Enem):

 Que tal encontrar mais de 1000 questões das edições anteriores do Enem num só lugar? É exatamente isso que este aplicativo oferece. O Pense+ (Enem) disponibiliza simulados de avaliações dos anos de 2009 a 2013 para que o usuário possa revisar e treinar em modo offline. As questões são organizadas conforme as categorias do Mec: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática. Além disso, o gabarito pode ser visualizado logo depois da resposta e o usuário ainda pode gravar os simulados realizados para acompanhar sua evolução. Disponível para sistema Android 2.2 ou superior. 


Manual de Redação: 

A redação é uma das formas de avaliação que exigem bastante atenção dos vestibulandos e estudantes, já que tem valor expressivo na hora de definir a aprovação. O Manual de Redação é um aplicativo que descreve os diversos tipos de redação. Aprender as diferenças entre os estilos de texto de uma forma prática e rápida facilita o aprendizado e aí é só treinar. Disponível para sistema Android 2.2 ou superior. 


Aprovado: 

Otimizar o tempo para fazer os estudos renderem também é importante. O Aprovado permite que o aluno registre suas horas de estudo, com o cronômetro ou manualmente, e analise, com a ajuda de gráficos, o seu desempenho. Basta cadastrar as matérias e os conteúdos estudados para criar um histórico das atividades e de quanto tempo estudou, e assim visualizar que matérias precisam de uma atenção a mais. Disponível para usuários do sistema Android e iOS.


AppProva (Enem):

Que tal aprender jogando? O AppProva é um jogo onde você testa seus conhecimentos em questões do Enem e dos principais vestibulares do país. São mais de 9.000 questões contemplando tanto o modelo de disciplinas tradicional quanto multidisciplinares como no Enem. Disponível para sistema Android 2.3.3 ou superior.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade