A multinacional de calçados Converse trouxe para o Brasil seu projeto cultural "Converse Rubber Tracks”, que disponibiliza um estúdio de gravação para artistas iniciantes produzirem e gravarem músicas de sua autoria, de forma inteiramente gratuita, incluindo no pacote orientação técnica especializada, sob direção do produtor nova-iorquino Aaron Bastinelli, que já trabalhou com Bono Vox (U2) e Marky Ramone (The Ramones). A edição brasileira do Rubber Tracks bateu o recorde mundial de inscrições: 775. E das 28 vagas disponíveis, duas foram preenchidas por bandas de Nova Friburgo: Combo S/A e Hell Oh.
Assunto em A VOZ DA SERRA em diversas ocasiões, os dois grupos lançaram seus respectivos discos de estreia no início do ano passado, e embora sejam classificados, numa acepção geral, como "bandas de rock”, possuem estilos musicais diferentes entre si: enquanto Hell Oh — Marcus Vinicius Amorim (guitarra), Maycon Rocha (baixo), Raphael Heiderich (voz/guitarra) e Marco Túlio (bateria) — está mais conectado à música rock contemporânea, Combo S/A — Douglas Brantes (voz/guitarra), Pedro de Paula (voz/baixo), Sérgio Nacif Jr. (bateria) e Victor Nogueira (voz/teclado/guitarra) — encontra sua inspiração nos clássicos do pop dos anos 60 e 70. Isto é um bom exemplo da diversidade musical de Nova Friburgo, e o reconhecimento do talento destes dois grupos por um empreendimento desta grandeza é uma ótima notícia para todos os artistas locais, pois ajuda a colocar o município em evidência no cenário nacional.
As gravações do Converse Rubber Tracks estão sendo realizadas em São Paulo e Rio de Janeiro. O estúdio selecionado para a etapa carioca foi o prestigiado Toca do Bandido, onde já foram produzidos discos de artistas de peso, como Maria Rita, Skank, O Rappa, Nando Reis, Adriana Calcanhotto e Gilberto Gil.
Combo S/A gravou suas músicas no Toca do Bandido no último dia 28. Uma das escolhidas, ‘Vamos viajar’, é inédita e sequer foi executada ao vivo pelo grupo. "A gente ensaiou para gravar e ela marca uma nova fase da banda, com outras influências”, afirma Vitor Nogueira, vocalista e tecladista do grupo. Sobre contar com um suporte de alto nível para gravação, o baixista Pedro de Paula considerou uma experiência enriquecedora e tranquila. "Foi muito bom, o pessoal deixou a gente bem à vontade. E os instrumentos, caríssimos, estavam todos à disposição para a gente usar.”
Já o Hell Oh — que lançará EP de inéditas ainda este mês — entra no estúdio no próximo dia 6. No Rubber Tracks, a banda optou por gravar duas músicas que não constam no novo álbum: ‘Noisy Bliss’ e ‘Out of Nothing’. "As expectativas são as melhores possíveis. Já que entre mais de 700 bandas nós fomos escolhidos, isso quer dizer que estamos no caminho certo. Vamos realizar mais de um objetivo de uma vez: gravar na Toca do Bandido e trabalhar com produção de padrão internacional”, afirma o baixista Maycon Rocha.
Para finalizar, vale destacar que foi o Combo S/A que informou o Hell Oh sobre as inscrições do Converse Rubber Tracks, uma atitude que corrobora a ideia de que a colaboração é fundamental para o desenvolvimento do cenário artístico friburguense.
Deixe o seu comentário