Combate à gripe suína: vacinação continua até metas serem cumpridas

sexta-feira, 11 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Henrique Amorim

O Ministério da Saúde encerrou oficialmente no último dia 2 a campanha nacional de vacinação gratuita contra a gripe Influenza A (H1N1), a popular gripe suína que matou pelo menos 2.185 pessoas na América Latina (dado da Organização Mundial de Saúde) fez diversas vítimas no estado ano passado. A Secretaria Estadual de Saúde, porém, autorizou todos os municípios fluminenses a prorrogarem a imunização para todos os grupos de risco (gestantes, crianças recém-nascidas a cinco anos, doentes crônicos de qualquer idade e adultos entre 20 e 39 anos) até hoje, 11, mas em Nova Friburgo, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) optou por prorrogar a vacinação por tempo indeterminado até que sejam cumpridas as metas estabelecidas pelas autoridades federais de saúde.

De acordo com a coordenadora de imunização do município, Luzia Forni, a meta de vacinação ainda não foi atingida apenas entre as crianças de 2 a 5 anos e adultos, entre 30 e 39 anos, 55% e 75%, respectivamente. Esse percentual é o computado até a última terça-feira, 8, em todas as unidades de saúde friburguenses que oferecem vacinação. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde aos municípios é de imunizar, pelo menos, 80% da população alvo de cada grupo de risco. Luzia Forni acredita que essa meta seja facilmente atingida nos próximos dias, já que a movimentação de pessoas em busca de vacinas contra a gripe suína é grande nos postos, principalmente na policlínica Centro, Sylvio Henrique Braune, no Suspiro.

Em outros grupos de risco o índice de imunização em Nova Friburgo supera as expectativas. Até a última terça-feira, por exemplo, já haviam sido vacinadas contra a gripe Influenza A (H1N1), 9.148 doentes crônicos menores de 60 anos (187% da população alvo); 12.097 doentes crônicos maiores de 60 anos; 4.066 crianças entre seis meses e dois anos (116%) e 2.169 gestantes (112%). O percentual de adultos imunizados entre 20 e 29 anos no município já chega a 90% (26.438 pessoas).

“Já temos quase 80 mil pessoas vacinadas em Nova Friburgo, um índice muito bom. Falta apenas maior conscientização dos adultos entre 30 e 39 anos, o mesmo público que resistiu à vacinação contra a rubéola”, observa Luzia, lembrando que embora haja estoque suficiente de vacinas em Nova Friburgo enviadas pelo Ministério da Saúde, a prioridade é a imunização das pessoas incluídas nos grupos de risco. Todas as crianças até nove anos que já foram vacinadas contra a gripe suína devem retornar aos postos até 30 dias após a primeira dose para receberem o reforço da vacina. A imunização contra a gripe Influenza sazonal (gripe comum) somente para os maiores de 60 anos já foi encerrada.

Imunização de crianças: uma boa oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação

Com a corrida aos postos de saúde para vacinação contra a gripe suína, muitos pais têm aproveitado para colocar os cartões de vacinação das crianças em dia.

É o caso da costureira Francielle Cristiane Martins Rosa, 32 anos, que aproveitou ontem, 10, uma folga na confecção onde trabalha, no distrito de Conselheiro Paulino, para levar as filhas Rayanne e Lyddianne, de 3 e 1 ano, para serem vacinadas contra a gripe suína no posto de saúde do Suspiro.

“No ano passado minha irmã ficou internada em Saracuruna (distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense) com a gripe suína e quase morreu. Não quero que minhas filhas passem por isso”, disse ela que também aproveitou para se imunizar. Com a ida ao posto, de posse dos cartões de vacinação das filhas, cada uma pode receber doses de reforço de vacinas de rotina da infância. “No início da campanha fiquei com medo de me vacinar, porque soube que com essa vacina o vírus da Aids (HIV) aparece em nosso sangue”, disse a costureira.

A coordenadora de imunização de Nova Friburgo, Luzia Forni, esclarece que apenas em alguns casos a pessoa que tomar a vacina contra a gripe H1N1 pode ter um resultado positivo falso se fizer um exame de identificação do vírus HIV em até 20 dias após a aplicação da vacina, devido a alguns componentes da vacina. Vale lembrar que mesmo vacinadas as pessoas não devem deixar de tomar os cuidados básicos para evitar-se o contágio da gripe suína, cujos sintomas, inicialmente podem ser semelhantes aos da gripe comum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade