ComAmor completa 25 anos em prol das comunidades locais

sexta-feira, 11 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Representantes da maior parte das associações de moradores do município marcaram presença no plenário da Câmara Municipal na noite de terça-feira, 8. Uma reunião específica solicitada pelo vereador Renato Abi-Râmia comemorava os 25 anos de fundação do Conselho Municipal de Associações de Moradores de Nova Friburgo (ComAmor).

A entidade, que reúne 70 associações de moradores do município, encabeça um movimento que ganha força a cada dia. O presidente da Câmara, Sérgio Xavier, abriu a sessão recebendo o presidente do ComAmor, César Bezerra, a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea), Laura Mury, e o representante do deputado estadual Rogério Cabral, Ronaldo Vanzilotta.

Xavier salientou a representatividade e a importância das associações de moradores, sendo corroborado pelo vereador Renato Abi-Râmia, que levantou a questão do associativismo, grande alavanca para que as minorias possam alcançar seus anseios e requerer seus direitos. Abi-Râmia destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo ComAmor no sentido de minorar o sofrimento e os problemas da população, principalmente de sua parcela mais carente, que vive na periferia da cidade.

“As associações de moradores que até 1984 atuavam isoladamente, ganharam um fôlego novo quando se uniram em torno do ComAmor”, disse Abi-Râmia. “Cada um dos representantes das associações que aqui está realiza um trabalho voluntário voltado para as suas comunidades, abrindo mão de suas horas de lazer para se dedicar a esta luta”, continuou.

Cezinha iniciou seu discurso falando sobre seu “batismo de fogo” no ComAmor. Ele assumiu a entidade num momento crítico, nos idos de 1997, depois do falecimento de Manoel Bernardes e José Pinto ocupava interinamente a presidência. “Foi um desafio enorme pois era preciso reavivar o movimento”, declarou, registrando que no primeiro encontro conseguiu reunir mais de 60 lideranças comunitárias. A partir daí, traçou-se uma linha de ação para o ComAmor, sempre ao lado dos menos favorecidos e mais carentes.

César Bezerra destacou dois trabalhos do ComAmor: a ação civil pública, com 40 mil assinaturas, sobre a taxa de iluminação pública, e o movimento a favor dos aposentados, pela garantia dos seus direitos e contra a redução de seus proventos. Uma das vitórias de sua gestão foi a aproximação do ComAmor com a Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro (Famerj) e da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conan). Ele finalizou seu discurso agradecendo a presença de todos os representantes de associações, que não eram poucos. Lá estiveram os presidentes do Nova Suíça e Jardim dos Reis, do Loteamento Bonfim, Varginha, Sítio São Luiz, Granja Mimosa, Elza dos Santos, Jardim Marajó, Rosa Mello e Silva, Loteamento Floresta, Janela das Andorinhas, Loteamento Maringá, Santa Bernadete, Jardinlândia, Parque das Flores, Bela Vista, Alto Schuenck, Jardim Califórnia, entre outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade