Com quem será... Com quem será...

Chico Figueiredo · chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 02 de maio de 2014
por Jornal A Voz da Serra

O que é que não sai de moda e que está cada vez mais sofisticado? Casamento. E com ele, tudo que o engloba. E é claro que a recepção em todos os sentidos é o mais esperado. Todos ficam de boca aberta com a criatividade dos cerimonialistas, com as equipes de som e luz, com a decoração e, é claro, com o buffet, com seus especialíssimos bolos e docinhos. Falando em docinhos e bem-casados, a coisa toma uma proporção ainda mais elevada, dadas as maravilhosas apresentações e ainda associada a sabor e bom gosto. Os docinhos viraram verdadeiras esculturas, que ficamos com pena até mesmo de degustá-los. Os bem-casados, cada vez mais saborosos e com variações fantásticas, bombam até em outras datas especiais, tais como o bem-nascido, o bem-vivido e outros muitos bens comestíveis para muitas comemorações. E ainda temos os bolos que estão cada vez mais requintados. Com novas técnicas de confeitos e saborosos recheios, os bolos estão virando verdadeiras joias, pela beleza e pelo preço. Bem, mesmo assim, todos adoram uma boa festa, com deliciosas preparações, com excelentes DJ’s, 1ª, 2ª e 3ª festas e muita alegria e descontração. Viva os noivos e suas encantadoras festas!

 

Glossário

BEM-CASADOS - Biscoitinhos feitos com massa de fécula de batata, farinha de trigo e açúcar. Depois de cozidos, são unidos dois a dois por um recheio de doce de leite. São muito usados nas festas de casamento, pois simbolizam a união dos noivos.

BRIGADEIRO -  Docinho muito conhecido, é chamado negrinho no Sul do Brasil. Preparado com leite condensado e chocolate, recebe a forma de bolinhas, que são recobertas por chocolate granulado. Por seu tamanho, sabor e facilidade na elaboração, é muito utilizado em festas de casamento e festas infantis. 


Receitas

MINIBOLOS DE CASAMENTO

Ingredientes

Massa: 6 ovos, 1 xícara de chá de açúcar, 1 xícara de chá de leite, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento químico em pó.

Recheio: 1 lata de leite condensado cozida para corte, 2 colheres de sopa de uva passa preta, 2 colheres de chá de rum.

Cobertura: 1 pacote de gelatina em pó sem sabor (12g), 25 ml de gordura vegetal hidrogenada, 100 ml de glucose líquida morna, 1 quilo e meio de açúcar impalpável, glacê real, 1 clara, 250 g de açúcar impalpável peneirado e 1 colher de café de ácido cítrico.

Modo de preparo: 

Bata os ovos com o açúcar até aumentar bem. Diminua para a velocidade baixa e junte o leite. Desligue, peneire sobre a massa a farinha com o fermento e misture delicadamente. Unte uma assadeira e forminhas redondas de 10cm de diâmetro e 6cm de altura. Despeje a massa nas forminhas deixando um dedo de folga para que o bolo cresça. Asse em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos.

Recheio: Misture bem o doce de leite condensado com as passas e o rum. Reserve.

Cobertura: Junte à gelatina 150ml de água e após 5 minutos, leve ao banho-maria para dissolver. Para medir a gordura vegetal e a glucose, aqueça-as separadamente em fogo baixo até ficarem líquidas. Junte a gordura e a glucose à gelatina e misture até homogeneizar. Coloque a mistura sobre o açúcar impalpável peneirado e misture levemente com auxílio de uma espátula, ou na batedeira na primeira velocidade, até adquirir uma pasta consistente e branca. Coloque a massa em mesa untada com gordura vegetal e dê o ponto como em massa de pão. Guarde em saco plástico para uso culinário.

Glacê real: Na tigela da batedeira, misture a clara e uma parte do açúcar impalpável com auxílio de uma colher para que não se formem bolhas. Adicione o ácido cítrico e bata na batedeira, acrescentando o açúcar impalpável aos poucos. Bata durante 10 minutos, até que fique bem consistente e branco. Para obter cores, utilize corantes em pasta, gel ou líquido.

Montagem: Quando os mini bolos estiverem frios, corte-os em três discos. E, entre cada um, coloque uma colher (sopa) de recheio. Meça a distância ao longo do bolo com um barbante, começando da base, depois na parte de cima, através do alto e então na direção da tábua do outro lado. Dê um nó neste ponto do barbante para marcar a extensão correta. Polvilhe açúcar impalpável na mesa untada. Amasse a pasta até ficar macia e elástica. Abra com auxílio de um rolo, certificando-se que a pasta não está grudando na mesa e colocando açúcar impalpável na mesa quando se fizer necessário. Abra a pasta até que esteja com cerca de 5mm de espessura. Enrole a pasta com o rolo e solte-a como uma cortina sobre o bolo com argamassa. Passe a mão delicadamente sobre a pasta no alto do bolo e friccione a pasta com as duas mãos para alisá-lo, tomando cuidado para não apertar com muita força a fim de não deixar marcas de dedos. Apare as sobras e aperte a pasta contra as laterais do bolo usando um copo com a boca mais larga para baixo.

Finalização: 

Pegue um mini bolo recheado e forrado. Pegue uma porção de pasta e misture um pouco de gordura hidrogenada para deixá-la mais macia. Coloque dentro do injetor e, na mesa, pressione-o para formar cordões. Aplique os cordões sobre a lateral do bolo formando quatro guirlandas. Faça quatro laços e cole com cola comestível no encontro entre as guirlandas. Aplique miosótis no centro dos laços. Aplique uma rosa com folhas no centro do bolo. Com glacê real, faça bordados acima das guirlandas e aplique poá em forma de triângulo na base do bolo. Com glacê fluido faça pontos de poá em toda a lateral do bolo. Misture um pouco de anilina em pó dourada com álcool de cereal e com um pincel pinte algumas partes dos laços e da flor central. Coloque mini noivos sobre o bolo.

Notas: Essa receita é bem complexa. Mas para aqueles que não têm tanta habilidade, pode criar em cima e preparar um delicioso mini bolo à sua maneira!

 

BEM-CASADOS SIMPLES

Ingredientes: 

5 ovos em temperatura ambiente (clara e gema separados), 1 xícara de chá de açúcar, 1 xícara de chá de farinha de trigo, ½ colher de sopa de fermento em pó, ½ colher de sopa de amido de milho e manteiga para untar.

Recheio: 400g de doce de leite em ponto de corte ou 1 lata de leite condensado cozido na panela de pressão por 40 minutos.

Cobertura: 1 xícara de chá de açúcar, ¼ de xícara de chá de água e 5 gotas de essência de baunilha.

Modo de preparo:

1. Bata as claras em neve.

2. Junte o açúcar e as gemas e bata por mais 10 minutos.

3. Acrescente a farinha, o fermento e o amido de milho peneirados juntos e continue a bater por mais cinco minutos, até formar uma massa fofa, clara e homogênea.

4. Despeje a massa em duas formas de 30 cm de diâmetro, forradas com papel manteiga untado.

5. Leve ao forno moderado, pré-aquecido, por 15 minutos ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo.

6. Deixe amornar e desenforme.

7. Corte a massa com um cortador de biscoitos de 5cm de diâmetro.

8. Recheie uma rodela da massa com meia colher de sopa de doce de leite e cubra com outra rodela.

Cobertura: 

1. Misture os ingredientes até obter uma calda homogênea e cubra cada bem-casado com 1 colher de sopa.

2. Deixe secar por 30 minutos.

Notas: Os bem-casados duram uma semana, embalados e guardados na geladeira. Se a preferência é por bem-casados individuais, acrescente ½ xícara de farinha de trigo à receita da massa, coloque-a em um saco de confeitar com o bico grande, liso, e faça rodelas bem uniformes com 5 cm de diâmetro sobre uma assadeira forrada com papel manteiga untado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade