José Duarte
O Colégio Anchieta, maior e mais antigo educandário de Nova Friburgo, completa 125 anos de existência nesta terça, 12, primando pela qualidade na educação — fator preponderante da Companhia de Jesus, congregação religiosa a qual o Anchieta pertence. Marcando o aniversário do colégio e a posse do novo reitor do Colégio Anchieta, padre Gilberto Versiani, a Capela Imaculada Conceição recebeu amigos, convidados, professores e alunos para a missa solene, presidida pelo padre Ednardo Serafim de Souza (provincial da Província Centro Leste dos Jesuítas). A missa, celebrada às 11h, contou ainda com outros jesuítas de vários estados brasileiros, que compõem a província e vieram prestigiar o evento, como padres Armando Raffa, Walter Honorato, Paulo Pedreira de Freitas, Havier Perez, Emanoel Shu, Smyda, Paulo Schweitzer, Alfredo Ferro, Klein, José Ivan, e os irmãos Delson, Xavier, Deivison e Carlos (fotógrafo da província). A comunidade religiosa do Anchieta esteve também presente com padres José Jomer Oliveira (supervisor pastoral do Colégio Anchieta), Luiz Pecci e Estanislau Kostka da Silva.
Foi observada a liturgia da semana, correspondente ao 5° domingo da Quaresma, através dos textos Ezequiel 37, 12 – 14; Salmo 129; Romanos 8, 8 – 11, e São João 11, 3 – 7. 17 – 20. 323b – 45, que produziram a seguinte reflexão do presidente da celebração: “Estou muito feliz por estar aqui, sabemos que temos inúmeras famílias de luto em função da tragédia climática que abalou a cidade, mas Deus é bom, Ele se dá por nós e tenho certeza de que confortará todas essas famílias que perderam seus entes queridos. Deus se entrega porque nos ama, porque somos marcados pelas tentações do dia a dia, e nestes cinco domingos da quaresma Ele nos mostra o verdadeiro sentido da vida através do sofrimento de Jesus Cristo que, quando homem, se tornou a nossa fonte de salvação. É preciso aproximar o nosso coração de Jesus, plantar a bandeira do Senhor, ver a partir de Jesus, porque só o amor nos justifica diante de Deus”, disse padre Ednardo.
Após a comunhão aconteceu a cerimônia de posse solene do padre Gilberto Versiani, que já está trabalhando na reitoria do colégio há alguns dias. O padre Ednardo, que o empossou, fez uma cerimônia simples, dirigindo algumas palavras: “Desejo sorte ao padre Gilberto, nós já o conhecíamos, como toda sua família, sabemos de sua capacidade e por isso o escolhemos para ser o novo reitor do Colégio Anchieta. Queremos abraçar também o padre Benjamin Gesteira Pino, que dirigiu o colégio nos últimos anos. Ao padre Walter, que leve o nosso abraço a ele”.
Em seguida foi a vez do padre Gilberto usar da palavra. “Estou muito feliz. Todos sabem que já estou trabalhando há alguns dias, mas precisava desse ato solene, aqui, diante da nossa comunidade, queria dividir este momento com os companheiros da Companhia de Jesus e todos vocês, meus irmãos na fé, pais, professores, alunos e convidados, pois juntos seremos um diante do senhor Jesus”, afirmou o novo reitor.
Duas homenagens póstumas também emocionaram os presentes: à senhora Ligia, esposa de Julio Pacheco, que completou um ano de falecimento domingo passado, e à chefe dos Escoteiros do Colégio Anchieta, Cristina Teodora Nett, que perdeu seu filho, Frederico, na tragédia de 12 de janeiro. Ambas agradeceram o apoio e afirmaram estarem certas da mão de Deus abençoando-as naquele momento de dor.
Diversas autoridades da cidade prestigiaram a missa, como o suplente de senador Olney Ribeiro Botelho, Cláudia Catrib (diretora do Ienf), Leonard Eyer (capitão do Corpo de Bombeiros), Carlos André Pedrazzi (presidente da 9° Subseção da OAB em Nova Friburgo), e o casal Ruth e Salgueiro (representando a Pastoral Familiar da Diocese de Nova Friburgo), entre outros.
Deixe o seu comentário