Com dez equipes, Supercopa SAF terá início em 15 de maio

Expectativa é que até 250 jogadores amadores da cidade e da região estejam em campo durante os prováveis oito fins de semana de competição
terça-feira, 05 de abril de 2016
por Vinicius Gastin
(Arquivo A VOZ DA SERRA)
(Arquivo A VOZ DA SERRA)

A um dia do aniversário de 198 anos, Nova Friburgo ganhará de presente mais uma edição da Supercopa SAF de futebol amador. A competição chega à sua quarta edição a partir do dia 15 de maio, data estabelecida para a realização da primeira rodada, reunindo equipes representantes das mais variadas partes do município, dentre campeões locais e convidados. 

Os últimos detalhes à respeito do regulamento e dos participantes foram definidos em reunião na última semana, na Secretaria Municipal de Esportes. Estiveram presentes ao encontro o secretário da pasta, professor Raul Marcos, o representante do patrocinador master, a SAF, Jailson Silveira, e um responsável por cada clube que disputará o campeonato.

Este ano, o principal torneio da modalidade vai contar com a participação de dez equipes, divididas em dois grupos de cinco. Estão confirmados o atual campeão, Corujão, que este ano vai tentar o tricampeonato; o vice-campeão de 2015 e detentor de um título Vargem Alta; o Juventude, atual campeão de Olaria; Alto de Olaria, terceiro colocado no campeonato do bairro; Unidos da Ponte, atual vice-campeão Rural; Cidade de Deus e Isero, campeão e vice de Conselheiro Paulino e os convidados Tio Dongo, de Conselheiro Paulino; Amparo, representando o quarto distrito de Nova Friburgo e São Lourenço.

Cada equipe poderá inscrever até 25 atletas, com prazo final para o dia 12 de maio. Desta forma, a expectativa é que até 250 jogadores amadores da cidade e da região estejam em campo durante os prováveis oito fins de semana de competição. 

A tabela deve ser definida ainda nesta semana, logo após o sorteio das chaves. De acordo com o regulamento, avançam para as quartas de final os quatro primeiros colocados de cada grupo, sendo que os dois times de melhor campanha terão a vantagem do empate nesta fase. Na decisão, no entanto, não existirá vantagem alguma, e caso o empate persista no tempo normal, o título será decidido nos pênaltis. 
As rodadas serão disputadas no estádio Márcio Branco, no Stucky; no campo do Serrano, em Olaria; no campo do Pastão, em Conselheiro Paulino, e nos campos do Amparo, Vargem Alta e São Lourenço.

A Supercopa SAF

A Supercopa SAF surgiu em 2013, com a proposta de voltar a movimentar o futebol amador de Nova Friburgo em um contexto geral. Até então, cada bairro, distrito ou localidade realizava o próprio torneio, sem a integração característica dos antigos tempos do esporte na cidade. A ideia foi apresentada e aceita pelo patrocinador que dá nome à competição, sendo sucesso de público e movimentando cada estádio onde as partidas são realizadas.

Cada rodada é realizada em uma sede diferente, e a grande decisão acontece sempre no estádio Márcio Branco, no Stucky, onde também é realizada a primeira rodada. As comunidades possuem a oportunidade de participar e prestigiar a competição a cada fim de semana. Cerca de 250 atletas estão envolvidos diretamente com a Supercopa SAF. Para este ano, a expectativa dos organizadores é manter o nível das últimas edições, tanto dentro quanto fora de campo.

Ano passado, pela terceira vez em três anos, a decisão do torneio teve o azul e branco do Corujão de um lado e o preto e branco do Vargem Alta do outro. Na ocasião, o time de Olaria levou a melhor e recuperou a hegemonia municipal, que havia sido perdida exatamente para a equipe da zona rural em 2014. Portanto, com dois títulos, a equipe de Olaria é a maior campeã da competição, enquanto o Vargem Alta levou a taça uma vez. Algum time será capaz de desafiar a supremacia de ambos? A resposta será conhecida a partir do próximo dia 15 de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol amador | Supercopa SAF
Publicidade