Com cinturão na mira, Barboza encara ex-campeão do UFC

A oportunidade que o lutador tanto esperou pode ficar mais próxima depois deste sábado
sexta-feira, 22 de abril de 2016
por Vinicius Gastin
Preparação do atleta friburguense contou com equipe numerosa de profissionais
Preparação do atleta friburguense contou com equipe numerosa de profissionais

A oportunidade que Edson Barboza tanto esperou desde que assinou contrato com o Ultimate Fighting pode ficar mais próxima depois deste sábado, 23. Diante do ex-campeão o lutador de Nova Friburgo poderá mostrar que está preparado para desafiar qualquer oponente pelo cinturão dos leves da organização.

O Ultimate parece confiar no potencial de Barboza, e o escalou para enfrentar Anthony Pettis, antigo campeão dos leves, no card da edição 197, que acontece em Las Vegas. O confronto gera muitas expectativas, e é tratado no mundo das artes marciais como “luta de peso”, prometendo um show de trocação devido às características dos dois atletas.

Finalizado por Tony Ferguson em dezembro do ano passado, Edson Barboza enfrentará, pela primeira vez, um oponente que teve a posse do cinturão do Ultimate. Na avaliação do friburguense, esse é um passo fundamental para chegar ao objetivo de desafiar o detentor do cinturão. Currículo e história ele já tem. Em 14 duelos pela organização, o friburguense soma dez vitórias - a última delas contra Paul Felder, por pontos, em julho de 2015.

Já Pettis, conhecido como “Showtime”, atravessa fase ruim em sua carreira e tentará a reabilitação exatamente no duelo. Destronado do topo da categoria por Rafael dos Anjos, amarga inédita sequência de duas derrotas. Em janeiro, ele foi batido por Eddie Alvarez na decisão dividida dos jurados.

"Não importa se será em pé ou no chão, vamos dar um show. Ele é o ex-campeão, então estou muito motivado e treinando mais do que nunca. Todos sabem que eu sou amante da luta em pé e ele também, mas é uma luta de MMA. Então, podemos ir por todos os caminhos. Eu vou buscar o caminho para vencer”, garante o friburguense.

Se Edson Barboza não obteve um grande desempenho em 2015, ao menos escreveu alguns capítulos interessantes em sua trajetória na maior organização de artes marciais do planeta. Na eleição das dez melhores lutas da temporada passada, o friburguense esteve presente na terceira e oitava colocações, nos duelos contra Tony Ferguson e Paul Felder, respectivamente.

Com uma vitória e duas derrotas em 2015, Edson Barboza encerrou o ano na oitava colocação do ranking dos pesos leves do UFC. O brasileiro Rafael dos Anjos é o atual líder e detentor do cinturão da categoria, seguido por Anthony Pettis, Khabib Nurmagomedov e Donald Cerrone. O friburguense possui um retrospecto de 16 vitórias - seis delas ainda no primeiro round - e apenas quatro derrotas. São nove triunfos por nocaute e um por finalização. 

Barboza detém outras marcas importantes, como o fato de ser o único atleta que nocauteou por chute na perna, no corpo e também na cabeça. O mais famoso deles é o “chute rodado” que derrubou Terry Etim em 2012 e foi eleito um dos nocautes mais bonitos da história da franquia.

UFC 197 - Card do evento
Peso-meio-pesado: Daniel Cormier x Jon Jones
Peso-mosca: Demetrious Johnson x Henry Cejudo
Peso-leve: Anthony Pettis x Edson Barboza
Peso-médio: Robert Whittaker x Rafael Natal
Peso-leve: BJ Penn x adversário a ser anunciado*
Peso-meio-pesado: Clint Hester x Marcos Pezão
Peso-pena: Yair Rodriguez x André Fili
Peso-palha: Juliana Lima x Jessica Aguilar
Peso-leve: James Vick x Glaico França

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: artes marciais | UFC | Edson Barboza
Publicidade