Com apoio da Firjan, Conselho de Desenvolvimento Regional fortalece a integração de prefeitos do interior

terça-feira, 17 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O município de Duas Barras foi palco, na última sexta-feira, dia 13, do encontro de prefeitos da região centro-norte fluminense, o Conselho de Desenvolvimento Regional. O prefeito de Duas Barras, Antônio Carlos, deu as boas vindas a todos e abriu o encontro ressaltando a sua importância.

Estavam presentes o presidente da Firjan Regional, Carlos José Ieker, que liderou a reunião; os prefeitos: Artur Garcia (Santa Maria Madalena), Carlos Gomes (Trajano de Moraes) e Silvio Daflon (Cordeiro); o deputado estadual Olney Botelho (PDT-RJ); o deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ); a gerente do Sebrae-Nova Friburgo, Fernanda Gripp; além do representante do deputado estadual Rogério Cabral (PSB-RJ), Edson Lisboa; da representante do governo de Bom Jardim, Cláudia Quaresma; da diretora do Cefet em Nova Friburgo, Fernanda Rosa; e do representante da Caixa, Rosan Lannes.

O presidente da Firjan Regional lembrou o início dos encontros, há quase um ano, em uma reunião de prefeitos - na época recém eleitos - promovido pela Firjan, em Cantagalo. “Tivemos vários pontos positivos até agora. Mesmo com as diferenças entre os municípios, temos que unificar a luta pelo desenvolvimento do interior”, afirmou ele, destacando a importância dos encontros ocorridos até o momento.

Ieker considerou que a etapa de integração entre os líderes foi bem-sucedida e sugeriu concentrar os esforços do grupo em um número reduzido de temas comuns, como meio de obter mais resultados. “Temos que focar no que é melhor para a região. Nós, da indústria, nos preocupamos com o dia a dia. Mas olhamos também para o futuro e fazemos um planejamento, que nos auxilia no dia a dia. Precisamos debater e fazer um plano diretor para a região, para não ficar nas pontualidades”, considerou.

O presidente da Firjan Regional propôs o foco na implantação de condomínios industriais – e citou o exemplo de uma indústria do setor de alimentos que recentemente deixou de se instalar na região por falta de área adequada, transferindo seus objetivos para o município fluminense de Três Rios. Segundo ele, temas como a saúde, a estrada RJ-116 e o trânsito em Nova Friburgo, bem como a segurança e a implantação de uma Casa de Custódia na região seriam as outras questões a serem focadas pelo conjunto dos prefeitos.

O deputado Glauber Braga falou em seguida. “Viemos fazendo esses encontros desde janeiro, em decorrência da iniciativa da Firjan, na Fazenda da Gamela, em Cantagalo”, disse ele, antes de propor uma articulação de cada prefeito com os deputados federais ligados aos seus municípios, para que possa ser feita uma “emenda de bancada” ao orçamento da União, assegurando uma fatia de recursos para a região. A proposta foi bem recebida, apesar do curto prazo de execução, conforme ponderou o deputado Olney Botelho.

 “É um evento muito proveitoso”, disse Carlos Gomes, prefeito de Trajano de Morais. “Vemos com muita satisfação a realização desses encontros”, reforçou Artur Garcia, prefeito de Madalena. “Agradeço à Firjan e ao Sebrae por tudo o que fazem pela região. Nós já estamos em contato com a Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do governo do estado) e, com apoio técnico, vamos viabilizar as condições para a implantação de um condomínio industrial”, disse Sílvio Daflon, prefeito de Cordeiro.

Todos os presentes reforçaram a importância das reuniões do Conselho de Desenvolvimento Regional, que reúne, basicamente, os municípios menores dentro da Representação Regional da Firjan no centro-norte Fluminense: Bom Jardim, Duas Barras, Carmo, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Sumidouro e Trajano de Morais.

A próxima reunião deverá ocorrer em um dos municípios ainda não contemplados com o encontro do Conselho. Além da mudança de formato para reuniões de trabalho, o Conselho pretende levar seus pleitos ao governador Sérgio Cabral – assunto que também está na pauta do próximo encontro dos prefeitos, deputados e entidades de fomento ao desenvolvimento econômico e social da região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade