A disputa tinha tudo para ser emocionante até a última jogada da competição. No entanto, o talento de um friburguense prestes a alcançar a maioridade mudou os rumos da Copa do Brasil de Futebol de Mesa, e fez cair por terra qualquer previsão de equilíbrio na categoria adulto série prata, modalidade 12 toques. Com duas rodadas de antecedência, Vinicius Esteves, da Associação Friburguense de Futebol de Mesa, garantiu o título individual. O torneio foi disputado no último fim de semana em São Paulo.
O campeonato deste ano contou com 32 atletas másteres e 64 adultos, de vários estados do país. Destaque para o Amazonas, que enviou atletas pela primeira vez à Copa do Brasil. Conquistaram os principais títulos os atletas Jeferson, da Sociedade Esportiva Palmeiras (São Paulo), na categoria adulto e Armando, do América Futebol Clube (Rio de Janeiro), na categoria master.
O Rio de Janeiro levou a melhor na principal divisão entre os másteres. Armando Amêndola (América FC), atual campeão estadual, encerrou a hegemonia do atleta Joaquim, de Alagoas, que havia vencido as duas últimas edições. Henrique, do Corinthians, semifinalista do último campeonato brasileiro no Rio de Janeiro, ficou com a terceira colocação.
Entre os adultos, ninguém brilhou mais que o jovem Vinicius Esteves, do Friburguense. O garoto de 17 anos faturou o título da série prata, e chamou a atenção de todos que prestigiaram o evento. No entanto, o atleta de Nova Friburgo deixou de ser uma promessa para se tornar realidade quando foi campeão brasileiro sub-18 também este ano, no Rio de Janeiro.
Na série extra, a vitória foi de mais um atleta de Nova Friburgo, Marcus Vinícius (Friburguense AC). Convocado para a seleção brasileira de futmesa, o botonista embarca para a Hungria com a delegação brasileira para tentar manter a hegemonia na modalidade 12 toques do Campeonato Mundial de Futmesa. Em 2011, no Rio de Janeiro, o Brasil foi campeão por equipes e individual.
Além de Marcus Vinícius, na série extra entre os oitos premiados estava Daniel Couto (Clube Ginástico Desportivo). Atleta sub-15, mas que disputa a categoria adulto no Rio de Janeiro, o garoto joga no mesmo nível dos adversários mais experientes. Apesar da boa atuação dos atletas do Rio de Janeiro, os pódios das primeiras divisões das duas principais categorias foram dominados pelos atletas paulistas. Na categoria adulto, seis das principais colocações foram conquistadas por São Paulo. Já na categoria master, os atletas paulistas dominaram a premiação do terceiro ao oitavo lugar.
Marcus confirmado no Mundial
O título da Copa do Brasil não foi a única boa notícia para o futebol de mesa de Nova Friburgo nos últimos dias. A Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) divulgou a listagem final de atletas para o campeonato mundial das modalidades bola 12 toques e sectorball, que será realizado na cidade de Debrecen, na Hungria, entre os próximos dias 17 e 20. E nesta lista está o nome de Marcus Vinicius Constantino, da AFFM/Friburguense, que participará da competição nas categorias individual, duplas e ainda no sectorball.
O Brasil estará ainda representado nas competições por equipes. No último mundial, em 2012, o Brasil foi o grande campeão, sendo a Itália vice e Portugal o terceiro colocado. No 12 Toques, a Hungria faturou o último torneio, enquanto o Brasil foi o segundo colocado e a Sérvia terceira no Sectorball. Para este ano, a delegação brasileira chega novamente sustentando o favoritismo aos títulos.
A listagem final completa
– Bola 12 Toques
Alex Bahr
Dudu Costa
Fernando Cruz
Guilherme Moura
Jefferson Genta
Leonardo Stumpf
Manuel Moura
Marcelo Aranha
Marcelo Lages
Marcus Vinicius
Muradian
Paulo Michilin
Tadeu Sanchis
– Sectorball
Individual
Alex Bahr
Dudu Costa
Leonardo Stumpf
Marcelo Aranha
Marcelo Coutinho
Marcelo Lages
Marcus Vinicius
Paulo Michilin
– Duplas
Marcelo Coutinho / Marcelo Lages
Leonardo Stumpf / Marcus Vinicius
Alex Bahr / Paulo Michilin
Deixe o seu comentário