Os Jogos Universitários Friburguenses, há 11 anos, vão muito além da competição esportiva dentro das quadras. Durante os dias de evento, Nova Friburgo recebe centenas de turistas, tem a rede hoteleira preenchida e o comércio aquecido. Há ainda a parte de festas e a promoção do turismo municipal, além da oportunidade de integrar jovens universitários de regiões variadas do Estado. Por conta de todos esses fatores, o Junfri é sempre bastante aguardado na cidade. E chegou a hora da edição de 2019, a 11ª dos Jogos desde a criação em 2009.
A programação dos Jogos Universitários Friburguenses teve início nesta quinta-feira, 14, e prossegue até domingo, dia 17. Nas primeiras edições, o evento contava somente com as participações de universidades de Nova Friburgo, mas desde 2014, a ideia cruzou os limites do município e passou a alcançar praticamente todo o Estado. Desde então o Junfri recebe também atletas de todo do Rio de Janeiro, e este ano, conta com a participação de 28 atléticas, representando 12 cidades, atraindo cerca de 1.500 atletas em quatro dias de disputas.
Com todo esse crescimento, o Junfri já faz parte do calendário oficial dos atletas e com isso, se tornou o maior evento esportivo universitário da região serrana do Estado. Além disso, consegue movimentar diversos espaços esportivos friburguenses, a exemplo dos nove escolhidos para esta edição: os ginásios Helena Decache (Friburguense, em Olaria), Adhemar Combat (Via expressa, em Olaria), GPH (Cônego) e do Colégio Canadá (Olaria); Ginásios de Duas Pedras e de Conselheiro Paulino; Complexo Arena (Olaria), SESC e dependências do Colégio Estadual Professor Jamil El Jaick.
Esses espaços recebem, desde esta quinta-feira, 14, as seguintes modalidades: futsal, basquete, vôlei, handebol, fut7, cabo de guerra, tênis de mesa, cheerleading, jiu-jitsu, League of Legends, Fifa (Game).
Formato
Desde a edição do ano passado, o evento passou a adotar o sistema de divisões, com os objetivos de acomodar melhor as atléticas participantes e, indiretamente, reforçar o grau de competitividade. A primeira divisão foi feita de acordo com a classificação do Junfri de 2017, e este ano, já há promovidos e rebaixados.
Na Série A de 2019, estarão dez equipes: Seleuff (Niterói), Estácio (Nova Friburgo), Isecensa (Campos), UFRJ (Macaé), Estácio (Macaé), UCP (Petrópolis), Cefet (Rio), Unisuam (Rio), Feso (Teresópolis) e UFF (Volta Redonda). Já atléticas FSMA (Macaé), Femass (Macaé), UFF (Rio das Ostras), UFF (Campos), UFF (Macaé), Uva (Rio), Cefet (Nova Friburgo), IFF (Campos), Estácio (Cabo Frio) e Uenf (Campos) vão compor a Série B. Na Série C, a terceira divisão do Junfri, estão a Fase (Petrópolis), Mackenzie (Rio), Cefet (Angra dos Reis), Estácio (Niterói), Estácio (Barra/Rio), UFF (Cantagalo), Uerj (Nova Friburgo) e Estácio (Rio).
Em 2018, a Associação Atlética e Acadêmica Maníacos da Estácio, de Nova Friburgo, faturou o pentacampeonato da competição, enquanto a Unisuam, do Rio de Janeiro, ficou com o troféu da Série B. Já na Série C, a Atlética Fênix, de Campos, foi a campeã geral.
De acordo com o regulamento, os dois últimos colocados de cada divisão serão rebaixados e disputarão a divisão inferior em 2020. Do mesmo modo, o campeão e o vice da terceira e segunda divisões conquistarão o acesso para as divisões acima. As modalidades esportivas também terão subdivisões, e vão contar pontos de acordo com essa classificação.
A Modalidade Ouro contempla Basquete Masculino, Basquete Feminino, Futsal Masculino, Futsal Feminino, Handebol Masculino, Handebol Feminino, Voleibol Masculino, Voleibol Feminino e Fut 7 Masculino. Já na Modalidade Prata estão o Cabo de Guerra Masculino, Cabo de Guerra Feminino, Tênis de Mesa Masculino, Tênis de Mesa Feminino, Fifa e Desafio de Cheerleading.
“O Junfri também se destaca pela organização e por envolver uma estrutura digna de um grande evento esportivo, com direito a UTI móvel, equipe médica em todos os locais de competição, premiação com medalhas e troféus, arbitragem de nível profissional e equipe de segurança”, reforça Fellipe Malhard, idealizador e um dos principais organizadores do evento.
Além dos jogos, o Junfri também tem como marca registrada, a realização de grandes eventos festivos. Durante três noites, os mais de mil atletas e a população friburguense em geral podem curtir as diversas atrações. Este ano as festas vão ser promovidos no Box Beer, espaço localizado na Estrada RJ 130, a Friburgo / Teresópolis.
“Outro foco da organização do evento é ajudar a movimentar a economia e o turismo do município. Sâo quatro dias de competição, e diversas parcerias são feitas com os setores hoteleiro, gastronômico, transporte, além da geração de empregos diretos e indiretos”, destaca Malhard.
Deixe o seu comentário