LUIZ MADURO
PROFISSÃO: MÉDICO CARDIOLOGISTA
NÃO COME: Comida mal preparada, fast food, comida de rua.
Come De Joelhos: Risoto
Gosta De Cozinhar: Adoro cozinhar e estou me esforçando para melhorar.
Sobremesa: Adoro sobremesas, com vinho de sobremesa, é claro.
Bebida Que Aprecia: Vinho, sempre.
Boteco Predileto: Não freqüento.
Restaurante Predileto: Em Nova Friburgo, Viva Rô!
Cidade Para Turismo E Lazer: Gramado.
Jantar Inesquecível: Jantar romântico no quarto de hotel em Puerto Varas, no Chile.
O Que É Ser Bem Servido: Atenção e simpatia dos profissionais de um restaurante, aliado à qualidade do que se serve.
Três Coisas Agradáveis Em Nova Friburgo: Eu adoro minha cidade! Acho nossos conterrâneos pessoas muito carinhosas e atenciosas, adoro a Praça Getúlio Vargas com seus jardins encantadores (nunca vi nada igual em minhas viagens), aprecio as trilhas para pedalar.
Três Coisas Desagradáveis: A inércia das pessoas responsáveis pela melhoria da cidade, a falta de opções para lazer, o barulho dos clubes à noite.
O Que Poderia Ser Feito Para Alavancar A Rica Gastronomia De Nova Friburgo? É possível melhorar a situação de Friburgo. Temos uma estrutura física privilegiada, com florestas, bosques, montanhas e acidentes geológicos encantadores, além de grandes hotéis e restaurantes, que poderiam ser explorados pelos empresários do turismo, em parceria com órgãos públicos. Por exemplo, fortalecer os festivais gastronômicos, unindo forças com o grupo da moda íntima, vestuário e as colônias, criando atrativos e agregando mutuamente interesses. Uma feira de lingerie, por exemplo, ocorreria paralelamente a um evento enogastronômico, de acordo com a ocasião.
Minutas
Se existe alguém em nossa cidade que é um amante da boa mesa é o querido médico dr. Maduro. Além de um excelente profissional, prestigia, e muito, a nossa gastronomia, gosta de cozinhar, de tomar um bom vinho, conversar sobre temperos e novidades da cozinha moderna, gosta muito de viajar e trazer novidades e, sem dúvida nenhuma, é ótimo para um papo, principalmente se o assunto for comida e bebida. É um prazer enorme tê-lo como médico. Para quem quiser entender um pouco de vinho, Maduro é um consultor de mão cheia. Parabéns pelo profissionalismo e dedicação a nossa cidade!
- Em uma roda de amigos, outro dia, surgiu o assunto pizzas e fiquei chocado ao afirmarem que nossa cidade não tem pizzas boas! Não acreditei! Comecei, então, a enumerar algumas e tenho certeza de que me esqueci de citar outras tantas! Só para começo de conversa, vamos a algumas: a tradicional Califórnia, a amada Papillon, as deliciosas Pizzas do Cônego e Prediletta, o Galpão Gourmet, La Bamba... Como podem ver, temos pizzas para todos os gostos e bolsos! Então, caros amigos, aproveitem as sugestões e prestigiem!
Dicionário
PIZZA – Tradicional torta salgada da Itália. É composta de uma massa feita de fermento de pão e uma cobertura de ingredientes variados, como molho de tomates, mussarela, frutos do mar, rodelas de tomate, presunto picado, champignon, azeitonas, rodelas de lingüiça frita, manjericão, orégano, alho frito, entre outros. Sua forma geralmente é redonda e é assada em fôrma baixa e forno bem quente. Dependendo dos ingredientes da cobertura, recebe um nome diferente, como, por exemplo: pizza alla franciscana (cogumelos, presunto cru, tomate e queijo); alla liguria (anchovas ou sardinhas salgadas, tomates, cebolas cozidas, alho, manjerona e azeitonas pretas); alla romana (cebolas cozidas e azeite de oliva); pizza rústica (presunto e ovos cozidos e picados, queijo parmesão e molho béchamel, gemas cruas e claras em neve), entre outras. É uma evolução da picea, alimento muito antigo, um disco de massa feita de farinha de trigo e água.
PIZZETE - Pequena pizza servida como acompanhamento de coquetéis ou de refeições.
Receitas
PIZZA DE POLENTA
Ingredientes: Três xícaras de água divididas, 1½ xícara de farinha de milho, uma pitada de sal, duas colheres de sopa de azeite, uma cebola média, 150g de cogumelos, uma xícara de molho simples de tomate para espaguete ou pizza, ¼ de xícara de azeitonas pretas fatiadas, 100g de lingüiças defumadas em fatias finas e 100g de mussarela ralada.
MODO DE PREPARO:
1. Pré-aqueça o forno a 200°C (forno médio). Unte levemente uma fôrma para pizza, ou tabuleiro, de 30cm. Base da pizza de milho: em uma panela média, ferva 1 ½ xícara de água. Enquanto isso, numa tigela média, misture o resto da água, a farinha de milho e o sal. Usando um batedor de arame, misture a farinha de milho na água fervendo.
2. Cozinhe a farinha de milho até engrossar (cerca de dois minutos), mexendo de vez em quando. Estenda-a formando uma camada uniforme, de 30 cm de diâmetro, na fôrma ou assadeira, e faça uma borda fina. Cozinhe no forno por 15 minutos.
3. Fatie a cebola e os cogumelos. Numa frigideira grande, aqueça o azeite em fogo moderado. Junte a cebola; refogue 3 minutos e acrescente os cogumelos, refogando até amaciá-los (cerca de 3 minutos). Retire a frigideira do fogo.
4. Retire a base para pizza do forno e cubra-a com o molho para espaguete ou pizza. Distribua sobre o molho a cebola, o cogumelo, a lingüiça e as azeitonas. Polvilhe a pizza com a mussarela e asse até a cobertura borbulhar (cerca de 15 minutos). Corte a pizza em fatias e sirva.
Rendimento: 4 fatias.
Sugestão de acompanhamento: Salada verde cai bem com esta sósia de pizza à base de farinha de milho, mas com a cobertura tradicional.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário