Coluna Gastronomica - 7 de junho

por Chico Figueiredo
sexta-feira, 06 de junho de 2008
por Jornal A Voz da Serra
Coluna Gastronomica - 7 de junho
Coluna Gastronomica - 7 de junho

Perfil

BRÁULIO FURTADO – BÜRGERMEISTER, RESTAURANTE ALEMÃO

NÃO COME: É difícil uma coisa que não coma, mas não sou amante de pizzas.

COME DE JOELHOS: Adoro minha salada típica de batata, gulasch e filé au poivre!

GOSTA DE COZINHAR: Tenho verdadeira paixão. Faço quase tudo em meu restaurante. Adoro fazer pratos exóticos, como ganso, marreco recheado, joelho de porco defumado...

SOBREMESA: Quando raramente como doces, gosto de apfelstrudel com creme de chantilly.

BEBIDA QUE APRECIA: Uísque.

BOTECO PREDILETO: Boteco Chic, aqui no Cônego.

RESTAURANTE PREDILETO: Tirando o meu, freqüento todos. Gosto muito do Veneto, do meu grande amigo Fernando, e do Crescente.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Cabo Frio.

JANTAR INESQUECÍVEL: Um jantar de fim de ano, que fiz para 23 alemães. Todos beberam muito e foi muito divertido.

O QUE É SER BEM SERVIDO: Ambiente, atendimento, música agradável, o vinho combinando com o prato. Tudo de acordo, englobando tudo.

O QUE É SERVIR BEM: Fazer uma comida de qualidade, servir o prato de acordo com o que o cliente espera e deixá-lo sempre satisfeito.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A maravilhosa gastronomia, o clima e o povo, que sempre recebe bem quem chega à cidade.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Várias coisas estão erradas, entre elas, a quantidade de cachorros abandonados nas ruas.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? A gastronomia de Nova Friburgo anda por si só, por sua qualidade. Acho que os empresários do ramo de restaurantes e hotelaria deveriam trabalhar em conjunto, divulgando a cidade com uma propaganda em massa. Todos juntos poderíamos ter excelentes festivais, calendário permanente de eventos, com várias festas para o turista e o friburguense.

Minutas

Se há um restaurante em nossa cidade que merece aplausos e que orgulha os friburguenses é o Bürgermeister. Há 30 anos no mercado, nunca perdeu seu charme e qualidade, coisa rara hoje em dia. É realmente maravilhoso! Isso tudo acontece pelo carisma de toda a família Furtado, que trabalha em conjunto e produz tudo: dos defumados, pães, tortas, picles, cerveja preta, que é um espetáculo, molhos, só compram o salsichão. Os donos estão presentes da cozinha ao salão. É um verdadeiro restaurante típico de comida alemã, e ainda possui boa carta de vinhos. Pode confiar no braço direito de Bráulio, o seu filho Chester (30), que está cada vez melhor na indicação de um bom vinho para harmonizar com a comida, e ainda é um excelente garçom. Na cozinha Bráulio conta com a esposa Marlene, que também é chef de mão cheia e não deixa nada sair sem seu toque final. A família se completa com Michele (32), Camila (27) e os netos Pedro Henrique (6) e Laís (9). O tradicional restaurante abre de segunda a segunda, almoço e jantar, e fica no Cônego. Aliás, está com um festival de fondue maravilhoso! E fecha tarde, recebe como ninguém a qualquer hora. Parabéns pelos 30 anos e que permaneça aberto por muitos e muitos anos, orgulhando nossa cidade.

Dicionário

KASSLER Prato típico da cozinha alemã, é o carré de suíno deixado em salmoura por 48 horas e, depois, defumado por mais 12. Muito saboroso e perfumado, geralmente é servido acompanhado de chucrute e batatas. Obtém-se um contraste delicioso ao servi-lo com purê de maçãs.

receitas

SALADA DE BATATA

INGREDIENTES:

800 g de batatas, uma maçã golden, uma cebola, quatro pepininhos em conserva (cornichons), sal e pimenta-do-reino, três colheres de sopa de azeite de oliva, duas colheres de sopa de vinagre branco e duas salsichas frankfurter.

MODO DE PREPARO:

1. Cozinhe as batatas com a casca. Deixe esfriar, descasque e corte em cubos de 2cm.

2. Descasque e retire o miolo da maçã e corte em cubinhos de 1cm.

3. Pique os pepininhos e a cebola finamente e corte as salsichas em rodelas.

4. Junte as batatas, a maça, os pepininhos, as salsichas e a cebola. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e regue com o sal, vinagre e o azeite. Misture bem e leve à geladeira até a hora de servir.

NOTA: Esta salada de batatas é do José Hugo Celidônio (Sabores do Mundo). Não é aquela salada com maionese a que estamos acostumados, porém, bem saborosa! A salsicha dá um toque especial, mas, se o leitor quiser, pode substituir por salsichão.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade