Coluna Gastronomica - 30 de agosto

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
por Jornal A Voz da Serra
Coluna Gastronomica - 30 de agosto
Coluna Gastronomica - 30 de agosto

TANIA REIS LICHTENFELS

RIBEIRO LOPES E ALLAN CAMPOS LOPES - ADVOGADA E ENGENHEIRO

NÃO COMEM:

TANIA – Dobradinha.

ALLAN – Chouriço.

COMEM DE JOELHOS:

TANIA - Comida japonesa.

ALLAN – Camarão.

GOSTAM DE COZINHAR:

TANIA – Sim, moqueca de peixe.

Allan – Não cozinho nada...

SOBREMESA:

TANIA - Torta de limão.

ALLAN - Pudim de leite.

BEBIDA QUE APRECIAM:

TANIA – Caipi-sakê.

ALLAN – Chope.

BOTECO PREDILETO:

TANIA – Bar da Boca, em Rio das Ostras.

ALLAN – Casarão de Minas.

RESTAURANTE PREDILETO:

TANIA E ALLAN: - Viva Rô!

CIDADE PARA TURISMO E LAZER:

TANIA E ALLAN: – Búzios, Rio de Janeiro e São Paulo.

JANTAR INESQUECÍVEL:

TANIA – Na Vivenda de La Mimosa, em Itaipava.

ALLAN – No Le Ble Noir, em Copacabana.

O QUE É SER BEM SERVIDO:

TANIA E ALLAN - Gentileza no atendimento e fartura são fundamentais.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO:

TANIA E ALLAN - A comida das casas das mamães (Léa e Veroka), o café da manhã na padaria Paraíso Verde (Mury) e o steak au poivre do Casarão de Minas.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS:

TANIA E ALLAN - O frio, a falta de opções culturais para adultos e crianças e a falta de oportunidades de trabalho para os jovens friburguenses, que acabam deixando a cidade em busca de emprego.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO?

TANIA E ALLAN - Os friburguenses não têm o hábito de freqüentar os bons restaurantes da cidade. E, em contrapartida, os empresários da gastronomia direcionam seu foco para os turistas. Talvez a grande oportunidade para a gastronomia friburguense esteja na captura de clientes locais.

minutas

Uma belíssima festa marcou o casamento de Tania e Allan. A banda L57 (Marcelinho Braune, Cauê Lobo, Zé Renato Daudt e Sergio Takahashi) deu um show a noite inteira, botando todos para dançar e cantar, com músicas para todos os gostos. A Fazenda Natureza estava lindíssima, com todo o ambiente muito bem decorado, o bufê de queijos e vinhos cheio de novidades e com requinte nas preparações. Jorge Tardin, Marcio Lucena e Alexandre Guaraná, responsáveis pelo espaço, André Moura e Maria da Glória, responsáveis pelo especial bufê, e todos que contribuíram para o sucesso daquela noite estão de parabéns. Ainda tivemos Adriano José com suas poderosas lentes e talento registrando tudo. Tania é filha de Jorge Luiz Lichtenfels Ribeiro e Vera Lúcia Reis Ribeiro e Allan é filho de Elias Mafort Lopes e Leônidas Vitória Campos Lopes (meus maravilhosos tios). Sucesso e muitas felicidades a este casal, que dará muitas alegrias em breve para todos nós. Parabéns!

dicionário

STEAK AU POIVRE – Um generoso bife de contra filé, salteado na manteiga, servido com um molho espesso, à base de caldo de carne, vinho e creme, temperado com grãos de pimenta-do-reino preta. Pode ser flambado com brandy na hora de servir.

receitas

STEAK AU POIVRE (SIMPLIFICADO)

Ingredientes

Duas colheres de sopa de pimenta-do-reino preta em grãos, um pedaço de filé mignon (cerca de ½ kg), uma colher de sopa de manteiga, uma cebola pequena, picada, uma xícara de creme de leite e sal a gosto.

Modo de preparo

Ponha os grãos de pimenta em uma tábua de carne. Cubra-as com papel-toalha e triture-as com um pilão. Passe a pimenta triturada nos dois lados da carne, pressionando-a bem.

Numa frigideira grande, aqueça a manteiga em fogo médio a alto. Junte os filés e cozinhe-os por cerca de cinco minutos. Vire-os e cozinhe o outro lado até o ponto desejado (aproximadamente cinco minutos se os quiser mal passados). Transfira os filés e mantenha-os aquecidos (um recipiente para conservar o líquido).

Reduza a chama e, em fogo médio, junte a cebola ao caldo que se formou na frigideira. Refogue a cebola até que fique macia (cerca de cinco minutos). Acrescente o creme aos poucos, mexendo sempre até começar a engrossar (de dois a três minutos). Tempere o molho com sal.

Corte as carnes em fatias finas e transfira-as para uma travessa aquecida. Cubra-as com o caldo acumulado e o molho de cebola e sirva.

Notas:

Salada verde e aspargos cozidos no vapor combinam bem com este bife tradicional, que pode ser preparado em cinco minutos. Uma preparação com batatas também vai muito bem. Podem ser acrescentadas ao molho pimentas verdes.

Se quiser, divida os filés em quatro pratos e decore com pimenta dedo-de-moça, inteira.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade