ROBÉRIO JOSÉ CANTO
PROFESSOR
NÃO COME: Detesto cebola! Basta ver cebola num prato para perder a vontade de comer. Deve ser trauma de infância. Só fazendo análise!
COME DE JOELHOS: Infelizmente, picanha com cerveja é irresistível. Mas não desfaço de truta com um bom vinho.
GOSTA DE COZINHAR: Minha mulher adora me ver na cozinha, pois sei lavar pratos e talheres muito bem. Também faço um café gostoso e ponho a mesa.
SOBREMESA: Gosto demais de doce. De todos. Eles são responsáveis por pelo menos 30% do meu peso.
BEBIDA: Se eu tivesse que assinar um decreto reduzindo todas as bebidas do mundo a uma só, ficava na dúvida entre a cerveja e o vinho tinto. Desconfio que acabava salvando a cerveja.
BOTECO PREDILETO: Não freqüento muito. Tentei freqüentar um aqui em Friburgo, mas o fumaceiro dos cigarros me espantou.
RESTAURANTE PREDILETO: Sou freguês infiel de vários deles. No Cônego, principalmente, não tem erro, há vários muito bons.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Todo o litoral brasileiro é muito bonito. Gosto demais de férias com três ‘bês’: Beach, Beer, Book. Se for para citar uma cidade, fico com Natal (RN).
JANTAR INESQUECÍVEL: Prefiro citar um almoço. Uma só vez na vida fiz dieta. Uma semana. Aí cheguei à casa de meu irmão e minha cunhada estava fazendo arroz, batata frita e bife. Unforgetable!
O QUE É SER BEM SERVIDO: É ótimo estar num lugar onde se é recebido com atenção, profissionalismo e presteza.
TRÊS COISAS BOAS EM NOVA FRIBURGO: As montanhas, o azul do céu do inverno, conhecer quase todas as pessoas e ser conhecido por elas.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: 1) o lamentável estado da Praça do Suspiro; 2) a falta de um parque público, onde se possa caminhar e correr sem cheirar gasolina e óleo diesel; 3) o loteamento das vagas entre a) flanelinhas, b) comerciantes, c) vendedores de carro, d) autoridades, autoridadezinhas e pretensas autoridades.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Criar a Secretaria Municipal de Gastronomia e nomear Chico Figueiredo como secretário!
minutas
Há pouco tempo falei sobre a importância dos professores em nossas vidas. E hoje tenho um imenso prazer em voltar à categoria. O professor Robério Canto só me traz boas lembranças do meu querido Colégio Estadual Jamil El-Jaick, onde tive o prazer de tê-lo como mestre. Robério é um apaixonado pelos livros, literatura, teatro, música e língua portuguesa. Foi colaborador dos jornais Correio Friburguense e do nosso A Voz da Serra. Possui alguns livros de sua autoria, continua lecionando no Colégio Nossa Senhora das Dores, faz parte da Academia Friburguense de Letras e participa ativamente da vida cultural de nossa cidade. Eu e ele temos duas coisas em comum: o maravilhoso poeta Fernando Pessoa e o Flamengo. Um viva para todos os professoras friburguenses!
- Eu e minha amiga Maria Garcia estamos começando com os serviços de COFFE BREAK, CAFÉ DA MANHÃ, BRUNCH E CESTAS TEMÁTICAS, para todas as ocasiões. Para quem estiver interessado em conhecer nossos serviços aí vão os endereços eletrônicos e telefones: chico.ffigueiredo@uol.com.br; mariagarcia @globo.com; (22) 9975-0763 (Chico), 9988-6336 (Maria Garcia). E bom apetite!
dicionário
BRUNCH – Termo produzido com a junção das palavras breakfast (café da manhã) e lunch (almoço), que designa a refeição reforçada tomada no fim da manhã (entre 11h e 15 horas), em substituição ao café da manhã e o almoço. Desta refeição constam café, chá, torradas, pão, manteiga, geléias, quiches, saladinhas, omeletes ou ovos, tortas salgadas e doces, panquecas, salsichas, sucos, espumante e vinhos, entre outras coisas. Tradição inglesa muito popular no início do século 19, tornou-se prática aceita internacionalmente.
receitas
QUICHE DE RICOTTA E ESPINAFRE
Ingredientes:
MASSA - 1 ¼ de xícara de farinha de trigo, 90g de manteiga em partes, 1 gema de ovo e 1 ou 2 colheres de sopa de água gelada.
RECHEIO: 1 molho de espinafres, 125g de queijo ricotta, ½ xícara de queijo cheddar ralado, 4 cebolinhas picadas, 3 ovos, 1/3 de xícara de creme de leite fresco, ¼ de xícara de leite, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.
Modo de preparo:
1. Aqueça previamente o forno a 210°C. Bata a farinha e a manteiga durante 30 segundos ou até obter uma massa fina e esfarelada. Acrescente a gema do ovo e quase toda a água e bata durante 20 segundos ou até obter uma massa consistente. Acrescente mais água se considerar necessário. Trabalhe a massa a té se tornar leve. Envolva-a numa película de plástico aderente e leve à geladeira durante 20 minutos.
2. Unte uma forma rasa de 23cm com manteiga derretida ou óleo. Estenda a massa entre duas películas de plástico aderente de um tamanho que permita forrar a base e os lados da forma. Apare as bordas.
3. Corte uma folha de papel vegetal suficientemente grande para cobrir a forma untada, deite por cima uma camada de feijões secos ou arroz ou faça furos com um garfo em toda a base dispensando o papel. Leve ao forno durante 10 minutos, retire-a e jogue fora os grãos. Leve-a ao forno novamente durante mais 7 minutos ou até estar alourada. Deixe esfriar.
4. Preparação do recheio: reduza a temperatura do forno para 180°C. Dispense os talos e lave as folhas dos espinafres e ferva durante 1 minuto. Escorra depois de passá-las por água fria e esprema até estarem completamente secas. Bata os espinafres e misture-o numa tigela com os queijos ricotta e cheddar, as cebolinhas, os ovos, o leite, o creme de leite e a pimenta-do-reino e sal, se necessário. Deite a mistura sobre a massa cozida e polvilhe com noz-moscada (sem exagerar). Leve novamente ao forno durante 35 minutos ou até a quiche estar alourada e cozida. Deixe-a 5 minutos na forma e sirva-a quente ou morna se preferir.
Rendimento: De 6 a 8 porções
Sugestão de acompanhamento: pura ou com uma saladinha.
Notas:Há várias massas e recheios para quiches. Esta uma amiga portuguesa me passou. É excelente pedida para um lanche rápido e muito boa no inverno.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário