Coluna Gastronômica: 22 de Novembro

Por: Chico Figueiredo
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
por Jornal A Voz da Serra
Coluna Gastronômica: 22 de Novembro
Coluna Gastronômica: 22 de Novembro

Perfil

ELISABET

SONIA PERSIANI

ADVOGADA / CHEF DE COZINHA

NÃO COME: Couve-flor

COME DE JOELHOS: Frutas e legumes

GOSTA DE COZINHAR: A baixa temperatura

SOBREMESA: Quase todas com chocolates

BEBIDA QUE APRECIA: Vinho e todos os espumantes

BOTECO PREDILETO: Bar Dorrego, em Buenos Aires

RESTAURANTE PREDILETO: Balzac (Pierre Gagnaire), em Paris

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Barcelona

JANTAR INESQUECÍVEL: Daniel’s, em Nova York, e Guido, na Costigliole d’Asti

O QUE É SER BEM SERVIDO: Pratos deliciosos, com atendentes discretos e silenciosos

O QUE É SERVIR BEM: Fazer pratos deliciosos e treinar atendentes para serem discretos e silenciosos

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Não conheço a cidade tão bem assim...

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Idem

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Sempre: treinar, treinar e treinar cozinheiros, ajudantes, serventes, garçons, sommeliers, incentivar os produtos agrícolas sem agrotóxicos e a cultura local.

minutas

Minha querida amiga não quis saber dos fóruns, nem dos processos... Preferiu os fogões, as panelas, os temperos e a maravilhosa Búzios para morar. Sonia Persiani é argentina, mas escolheu o Brasil para desenvolver suas maravilhosas receitas, tanto que todo ano viaja para o mundo atrás de novidades. Quem gosta de degustar comidinhas especialmente preparadas e com toques mais especiais ainda não pode deixar de conhecer, em Armação dos Búzios, o encantador Cigalon. Para mais informações entre no site www.buzios direct.com/cigalon. O Cigalon fica na Rua das Pedras 199, Centro. Os telefones para reservas são (22) 2623-0932 e 2623-6284. Vale a pena uma visita ao Cigalon e à estonteante Armação dos Búzios.

- Excelente o Festival de Truta! Excelente para os friburguenses! Excelente para os turistas! E, principalmente, excelente para o turismo gastronômico de Nova Friburgo! Que venham outros maravilhosos festivais gastronômicos. Os empresários agradecem!

Dicionário

MASSA FOLHEADA

Trata-se de uma massa composta de farinha de trigo, gordura e água. A quantidade de gordura em relação à farinha vai depender do tipo de massa folhada que se quer fazer. Outros ingredientes como ovo, açúcar, queijo ou nozes podem também ser agregados. A massa folheada deve ser trabalhada com delicadeza e manipulada o mínimo possível. Para trabalhar a massa, é necessária uma combinação de movimentos: abri-la, pressioná-la e amassá-la sem sovar. Deve ser trabalhada com rapidez, não só para não ser aquecida pelas mãos que a manipulam, como também para não ter a superfície ressecada. É importante que, depois de modelada, fique certo tempo em descanso, para evitar que encolha durante o cozimento. Deve estar coberta por filme plástico durante este descanso, para não ressecar. Os principais tipos de massa folhada são: a amanteigada, a com água quente, a com sebo, a laminada, a leve, a leve e amanteigada, a pastosa e a quebradiça.

Receitas

MORANGOS COM CONTREAU

Ingredientes: Uma laranja, 40g/1/3 de xícara de açúcar, 75ml/5 colheres de sopa de água, 45ml/3 colheres de sopa de Contreau ou licor de laranja, 450g/3 ½ de xícaras de morangos limpos e 250ml/1 xícara de creme de chantilly.

Modo de preparo: Tire as cascas da laranja sem tirar a pele, com um descascador de legumes. Faça tiras julianas, bem fininhas, com duas ou três cascas. Misture o açúcar e a água numa panela, ferva em fogo alto e mexa bem para dissolver o açúcar. Adicione as tiras de julianas e ferva em fogo baixo por dez minutos. Retire do fogo e deixe a calda esfriar totalmente, depois adicione o Contreau ou licor. Separe quatro morangos para decorar e corte o resto na vertical ou em quatro. Coloque-os em uma tigela e ponha a calda e a casca de laranja por cima. Deixe à parte por no mínimo 30 minutos ou até duas horas. Com um mixer ou batedor manual, bata bem o creme até ficar firme. Adoce a gosto com um pouco da calda de morango. Para servir, coloque os morangos picados em travessa e cubra com creme chantilly os morangos reservados. Decore com folhas de hortelã fresca ou com os próprios cabinhos dos morangos.

Rendimento: 4 porções

Notas: Os morangos no apogeu da estação são um dos maiores prazeres do verão. Experimente esta maneira simples e incomum de servi-los. Se o leitor quiser, use uma mistura de frutas da estação. Querendo mais sabor e, ainda, para quem não está com problemas na balança, acrescente uma boa bola de sorvete de creme ou chocolate. Fica muito bom!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade