Coluna Gastronomica - 21 de junho

por Chico Figueiredo
sexta-feira, 20 de junho de 2008
por Jornal A Voz da Serra
Coluna Gastronomica - 21 de junho
Coluna Gastronomica - 21 de junho

LÚCIA CHEVRAND

GERENTE ADMINISTRATIVA SERRANA II

NÃO COME: Jiló.

COME DE JOELHOS: Frango ao curry.

GOSTA DE COZINHAR: Não. Cozinho, mas não gosto.

SOBREMESA: Torta alemã, profiteroles e papaia com cassis.

BEBIDA QUE APRECIA: Caipiríssima de lima-da-pérsia.

BOTECO PREDILETO: Não freqüento, isso ficou no passado.

RESTAURANTE PREDILETO: Sushiban e Oca Maloca.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Fortaleza e Maceió.

JANTAR INESQUECÍVEL: Os almoços e jantares em família no Natal. É sempre uma data marcante!

O QUE É SER BEM SERVIDO: Ser recebida com carinho e atenção.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Ir ao cinema, os bons restaurantes da cidade e os meus amigos.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Os fofoqueiros e mal-intencionados, as ruas e calçadas esburacadas e os infindáveis concursos públicos.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? A gastronomia de nossa cidade vai muito bem, com excelentes restaurantes e grandes chefs. Falta um investimento maior do poder público e da iniciativa privada, propaganda e trabalho de marketing voltados para o turismo gastronômico.

minutas

Conheci Lúcia quando ela trabalhou como assessora de Lúcia Côrtes na Secretaria de Cultura do governo Paulo Azevedo. Hoje ela está na Coordenadoria de Educação Serrana II, onde vem desenvolvendo um excelente trabalho. Viúva do renomado médico friburguense Luiz Antônio Chevrand Santos, o querido urologista dr. Chevrand, Lúcia tem quatro filhos: Luiz Rogério, Flávia, Márcia e Sandra, e uma neta que é o xodó da casa, Alice, de 2 aninhos. Um grande beijo a toda essa família e muito sucesso na vida.

- Foi comemorado com muita alegria o primeiro ano do Habitare Apart Hotel. Um saboroso coquetel, da minha querida amiga Manuela Sepulcri, pessoas alegres e divertidas fizeram da noite um sucesso! O proprietário, que sempre investe em nossa cidade, José Rezende, e a gerente administrativa, Eujane Libotte, estão de parabéns pela noite agradabilíssima.

- Foi com muita tristeza que recebi a notícia do fechamento do restaurante Majórica. Perdem os clientes, perdem os funcionários e, é claro, toda a cidade, já que é o único que mantinha um cardápio a la carte há anos e bem no centro da cidade. Um jantar está sendo organizado pelo Gama com os amigos e clientes do restaurante. Infelizmente, será uma noite triste pelo fechamento e alegre por reunir os amigos e os clientes do restaurante Majórica. Mas uma boa notícia: o frango assado deverá continuar!

dicionário

A LA CARTE - O mesmo que no cardápio. Designa o serviço de restaurante que utiliza uma lista completa dos pratos que serve, o menu, no qual o cliente pode escolher o que quer comer, desde o primeiro prato à sobremesa, que são preparados somente depois dessa escolha e têm preços em separado.

receitas

pratos RÁPIDOS

FRANGO COM CURRY – Pique a carne de um frango assado. Em uma panela derreta duas colheres de sopa de manteiga. Junte uma cebola pequena picada e duas colheres de chá de curry em pó. Refogue e cozinhe por cerca de cinco minutos ou até que a cebola fique macia. Junte duas colheres de sopa de farinha de trigo e uma colher de chá de sal; cozinhe um minuto. Junte ¾ de xícara de leite aos poucos, mexendo sempre, durante cinco minutos ou até que comece a borbulhar e engrossar. Junte o frango e aqueça bem. Sirva sobre arroz branco.

HAMBÚRGUER DE FRANGO – Desfie um frango assado. Pré-aqueça o forno. Em uma panela, derreta duas colheres de sopa de manteiga ou margarina em fogo médio. Junte uma cebola média picada e um pimentão verde em cubinhos. Refogue por cerca de cinco minutos ou até que fique macio. Junte o frango e uma xícara de molho pronto para churrasco. Deixe ferver. Corte e toste quatro pães de hambúrguer. Coloque a mistura no pão e salpique com ½ xícara de queijo Cheddar ralado. Leve ao forno até derreter o queijo.

Notas: O leitor pode aproveitar e comprar o delicioso frango assado do Majórica ou assá-lo em casa. Retire a pele e os ossos antes de começar a receita. Com esse frango pode-se criar variações e ainda aproveitar sobras do almoço – uma salada de frango desfiado, sanduíches e croissants podem ser boas pedidas. Rende mais ou menos quatro porções.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade