Coluna Gastronomica : 14 de junho

por Chico Figueiredo
sexta-feira, 13 de junho de 2008
por Jornal A Voz da Serra
Coluna Gastronomica : 14 de junho
Coluna Gastronomica : 14 de junho

HUMBERTO TEMPONE FELGA DE MORAES

ESTUDANTE

NÃO COME: Espinafre e cozido.

COME DE JOELHOS: Picadinho de carne.

GOSTA DE COZINHAR: Não sei cozinhar, mas já faço um ovinho mexido.

SOBREMESA: Mousse de chocolate e petit gâteau.

BEBIDA QUE APRECIA: Guaraná e suco de laranja.

BOTECO PREDILETO: Não freqüento, né?

RESTAURANTE PREDILETO: Bräun & Bräun, A Mineira e o Viva Rô.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio de Janeiro.

JANTAR INESQUECÍVEL: O jantar que o Jaburu me deu de presente de aniversário, no Bräun & Bräun.

O QUE É SER BEM SERVIDO: Um bom atendimento com as crianças.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Teleférico, Júnior Diversões e Jogoteca Radical.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: A poluição do rio Bengalas, a matança dos animais e a corrupção.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Acho que os restaurantes deveriam ter comidas diferentes, são todas iguais!

Minutas

Este menino simpático, inteligente, amoroso, arteiro e meu amigo é o furacão Humberto, de 8 anos. Ele é filho de Bianca e Felga de Moraes. É um garoto muito especial, pois encanta a todos, em todos os lugares aonde vai. Estudante do Colégio Nossa Senhora das Dores, ele ainda faz teatro e escolinha de futebol. Sem dúvida nenhuma ouviremos muito falar deste já artista, e não vai demorar muito. Parabéns a toda essa família, que é marca de talento e tradição em nossa cidade!

- Nosso município foi sede do Programa de Gestão Escolar, que aconteceu no último dia 2, no ginásio do Colégio Nossa Senhora das Dores. Um projeto que merece aplausos, comandado pela secretária de Educação do estado, a friburguense Tereza Porto. O evento contou com algumas autoridades, entre elas, Rafael Martinez (subsecretário de Educação), Cláudio Mendonça (presidente da Fesp), professor Carlos Guimarães (diretor do Isap), a prefeita Saudade Braga, Beatriz Abicalil (secretária de Educação do município), Ângela Fernandes (coordenadora da Serrana II), Mirela Villa (MEC), Beatriz Wermellinger (diretora do CNSD), Selma Calvão (diretora da FFSD), Imaculada Valentim (diretora da Fesp), entre outros. O coffe-break foi da requisitada Manuela Sepulcri e o almoço aconteceu no maravilhoso Crescente.

- Mais uma colônia foi homenageada – a portuguesa –, presidida pelo amigo Giovanni Cariello. Uma belíssima iniciativa de Roberto Botto. Parabéns!

Dicionário

CORAR Método culinário utilizado para dar cor dourada e aparência apetitosa aos alimentos. Isto é conseguido submetendo-se o alimento ao calor forte, tanto do forno como do fogão, com o auxílio de gordura, gema de ovo, café forte, molho de soja, entre outros. A escolha do ingrediente auxiliar irá depender do alimento e do tipo de calor que serão utilizados.

Receitas

PETIT GÂTEAU DE CHOCOLATE

INGREDIENTES:

Três gemas, três ovos inteiros, 125g de chocolate meio amargo picado, 125g de manteiga sem sal, 2/3 de xícara de chá de açúcar, 1/3 de xícara de farinha de trigo, folhas de hortelã para decorar, sorvete de creme, para acompanhar, e seis forminhas individuais de tamanho médio.

MODO DE PREPARO:

1. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria, até obter um creme homogêneo.

2. Em outra tigela misture as gemas, os ovos inteiros e o açúcar e bata até obter um creme fofo e espesso.

3. Acrescente a mistura de chocolate e junte a farinha de trigo. Misture bem.

4. Unte as forminhas com manteiga e polvilhe com farinha de trigo, preenchendo cada uma delas com massa sem encher muito.

5. Leve ao forno a 170°C (já pré-aquecido) por cerca de cinco a sete minutos.

6. Sirva o petit gâteau com uma bola de sorvete de creme e enfeite com folhas de hortelã.

Nota: O petit gâteau pode ser servido rodeado de frutas vermelhas (morango, framboesa, amora) e com coulis das mesmas frutas ou calda de chocolate quente e, ainda, se preferir, com as frutas e calda.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade