Coluna gastronomica - 13 de setembro

por Chico Figueiredo
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
por Jornal A Voz da Serra
Coluna gastronomica - 13 de setembro
Coluna gastronomica - 13 de setembro

HOMENAGEM AOS GARÇONS

SIDNEY FERREIRA DE SOUZA

GARÇOM/LE BON BEC

NÃO COME: Jiló e quiabo, de jeito nenhum!

COME DE JOELHOS: Arroz, feijão e bife. Um ovinho também vai bem!

GOSTA DE COZINHAR: Não sei e não gosto.

SOBREMESA: Não sou chegado a sobremesas. Às vezes, um sorvetinho de creme eu encaro.

BEBIDA QUE APRECIA: Refrigerante e água. Não tomo bebida alcoólica!

BOTECO PREDILETO: Não freqüento.

RESTAURANTE PREDILETO: Le Bon Bec! Gosto muito de trabalhar neste restaurante!

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Guarujá (SP).

JANTAR INESQUECÍVEL: Um jantar eu não tenho, mas a pipoca que comi no cinema, quando fiquei noivo, é inesquecível!

O QUE É SER BEM SERVIDO: Ficar satisfeito.

O QUE É SERVIR BEM: Ser profissional com limites, sem ser inconveniente.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Sair com meus filhos e ir ao Pinball, jantar com minha família e ir à praia com a família nas férias.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: A violência, os horários dos ônibus são péssimos (não há horário à noite), o trânsito, que está terrível, e a falta de educação.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Investir mais no turismo, falta divulgação. Já melhorou muito, mas falta muito ainda!

minutas

O garçom entrevistado esta semana é um primor de profissional. Formado pelo Jockey Clube e Senac Rio, veio para Nova Friburgo nos anos 80. Trabalhou por dez anos no charmoso Hotel Garlipp (da minha querida amiga Marina) e há oito anos se dedica com maestria ao também encantador Le Bon Bec. Sidney é casado com Rosane Pereira da Silva, que divide com ele a mesma função, no mesmo restaurante: são garçons. Tem três filhos: Marcos Vinícius (15), Gabriel (11) e Isabela (1).

Falar do Le Bon Bec é sempre muito prazeroso para mim, já que o considero um dos melhores restaurantes da região e foi um dos primeiros a ter um serviço de qualidade em Nova Friburgo. Deixo aqui um grande abraço a toda a equipe e que este maravilhoso restaurante dure por muitos e muitos anos em nossa cidade. Parabéns!

- Nova Friburgo está se transformando num verdadeiro celeiro de bons bares e botecos. A cada dia damos de cara com um novo empreendimento. Bom para a cidade, bom para o turismo e melhor ainda para nós, que moramos aqui e gostamos de coisas boas. Que venham outros para alegrar ainda mais nossas ruas e bairros, trazendo descontração a este povo, que gosta muito de sorrir! Que venham mais botecos e restaurantes para Nova Friburgo!

dicionário

CHARLOTTE –

1. Sobremesa que surgiu no fim do século 17, cujo nome foi dado em homenagem à mulher do rei George III, da Inglaterra. Em sua preparação é utilizada uma forma redonda, revestida de biscoitos ingleses ou tipo champanhe, preenchidas com camadas de recheio, geralmente feito com açúcar, manteiga, gemas, chocolate, claras em neve e frutas cristalizadas. É servida fria acompanhada com creme chantilly. Existe também uma variação criada por Carême, chamada Charlotte à la parisienne, que tem ingredientes semelhantes, mas é levada ao forno para assar, embora seja também servida já fria. 3. Outra variação é uma Charlotte quente, a de maçã, em que a forma deve ser forrada com fatias de pão barradas de manteiga, e não biscoito. 4. Um tipo diferente é a Charlotte russe, criada para o czar russo Alexandre I, também por Carême, elaborada com uma massa de ladyfingers em forma de concha, recheada com uma bavaroise bem leve e enfeitada com rosinhas de creme chantilly.

receitas

ESPAGUETE RÁPIDO À BOLONHESA

Ingredientes: Duas colheres de chá de azeite extra-virgem, 75g de bacon finamente picado, 400g de carne de vaca moída, 500g de molho de tomate para massa, duas colheres de chá de vinagre de vinho tinto, duas colheres de chá de açúcar, uma colher de chá de orégano seco, 500g de espaguete, sal e pimenta a gosto e parmesão ralado na altura, quando servir.

Modo de preparo:

· Aqueça o azeite numa frigideira grande e frite o bacon até que fique levemente castanho. Junte a carne picada e cozinhe-a em lume forte até que fique castanha, separando com um garfo a carne para não empelotar.

· Junte o molho de tomate para massa, o vinagre de vinho, o açúcar e o orégano seco e deixe ferver. Baixe o fogo e cozinhe durante 15 minutos, mexendo várias vezes para evitar que o molho pegue ao fundo da panela.

· Cerca de dez minutos antes do molho estar pronto cozinhe o espaguete numa outra panela com água salgada, até ficar al dente. Corrija o sal e a pimenta do molho. Escorra a massa e divida em quatro pratos fundos individuais. Cubra cada prato com uma porção generosa de molho à bolonhesa e sirva salpicado com parmesão ralado na altura.

Rendimento: 4 porções.

Nota: Pode ser servido em bonita travessa e trocar a massa por talharim. Também pode-se aproveitar um pouco da água do cozimento da massa para dar mais textura ao molho, tomando cuidado na hora de corrigir o sal.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade