(SECOM) - Nova Friburgo, cidade de todos os povos, colonizada por dez países, a exemplo dos pioneiros suíços (1819) e alemães (1824), e que recentemente oficializou o hasteamento da bandeira da França e, ainda, estabeleceu por lei municipal, a irmanação com a província angolana de Kuito, cada vez mais fortalece sua condição de cidade cosmopolita.
Neste próximo fim de semana, fechando o mês de novembro, uma semana após ter celebrado a Consciência Negra (20 de novembro, Zumbi dos Palmares), o município prepara-se para festejar o Dia da Independência do Líbano, mais um país amigo. Ainda que a data tenha transcorrido no último dia 22, a comunidade libanesa de Nova Friburgo programou festividades para estes próximos dias 28 e 29.
Além do tradicional hasteamento de bandeiras das nações colonizadoras do município, às 10 horas da manhã do dia 28, a programação se estenderá pelo sábado e domingo, contará com as presenças do cônsul geral do Líbano, Ali Daher e com os presidentes da Câmara de Comércio Brasil-Líbano, Georges Hage e das entidades Líbano-brasileiras, Nelson Mujarref Filho e, ainda, constará da oficialização da Associação Cultural Líbano-Friburguense.
Presidente da comunidade Libanesa friburguense, o empresário Gilberto Sader coordena os eventos. Ele informa que logo após a abertura dos festejos, com o hasteamento das bandeiras, será realizada apresentação do grupo de ginástica Silvana Gym, enquanto a Casa do Líbano, na praça das Colônias, estará expondo quadros da artista Cláudia Farhat (descendente de libaneses). A mesma mostra continuará no período de 1 de dezembro a 18 de fevereiro, na Sala Mônica Araújo.
Está previsto para 11 horas, o funcionamento do restaurante árabe, com assinatura do chef Ricardo Salim, animado por danças do ventre, com várias dançarinas alternando horários de apresentações e participação especial do derbakista Cristiano Markes.
Missa Maronita: idioma de Jesus
Celebrada pelo padre libanês Ihab Chamoun, a missa maronita será ministrada em português e árabe e consagrada em aramaico, o idioma de Jesus, na capela de Santo Antonio, na praça do Suspiro, às 18 horas.
Às 19h30, na praça das Colônias, o coral Allons Chanter, da Aliança Francesa, faz apresentação especial em homenagem aos libanês-friburguenses, enquanto às 20h20, o Quarteto Amigos do Líbano (Phillip Gutweil - piano; Suzana Oliveira - mezzosoprano; Décio Cavalcante - barítono e Lúcia Fonseca - soprano) fecham a noite de sábado, 28.
No domingo, 29, a programação se inicia também com dança do ventre, às 11 horas, sendo que das 14 horas às 17 horas, acontece Oficina Kalil Gibran, sob a coordenação da professora Mara Lurdes dos Santos.
Realização conjunta com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, a Festa do Líbano conta com os apoios das Secretarias Geral de Governo/Gabinete, através do secretário Bráulio Rezende e das secretarias de Comunicação Social, de Turismo e de Cultura.
Deixe o seu comentário