Colônia húngara friburguense participa de conferência em São Paulo

Eva Bitó falou sobre a contribuição de seu povo para o desenvolvimento de Nova Friburgo
quinta-feira, 18 de agosto de 2016
por Dayane Emrich
Na palestra em São Paulo, Eva Bitó destacou a participação cultural de muitas nações, inclusive a da Hungria, em Nova Friburgo, rumo aos 200 anos (Foto: Márcio Madeira/Arquivo A VOZ DA SERRA)
Na palestra em São Paulo, Eva Bitó destacou a participação cultural de muitas nações, inclusive a da Hungria, em Nova Friburgo, rumo aos 200 anos (Foto: Márcio Madeira/Arquivo A VOZ DA SERRA)

A presidente da Associação Húngara de Nova Friburgo, Eva Bitó, foi um dos destaques na II Conferência sobre a presença húngara no Brasil. O evento, realizado pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) foi realizado semana passada na sede do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, e reuniu diversas autoridades. O presidente da Hungria, János Áder; o reitor da USP, Marco Antônio Zago; o secretário da conferência dos reitores, Zoltán Dubéczi; e o professor János Józsa, foram alguns dos presentes.    

Durante o seminário, Eva Bitó — que ao longo de mais de 30 anos tem atuado na representação da comunidade húngara em Nova Friburgo, visando o estreitamento das relações entre a Hungria e a região brasileira que a abrigou — falou sobre a fundação da associação e da contribuição dos húngaros para o desenvolvimento de Nova Friburgo. 

A palestra, intitulada “Nova Friburgo rumo aos 200 anos”, abordou também a chegada do primeiro húngaro ao Brasil, em 1824, junto com os alemães, e destacou a vida e a obra do professor e escritor Paulo Rónai. Ele nasceu na Hungria, em 1907, e foi radicado no Brasil, em Nova Friburgo, onde faleceu em 1992. 

A conferência teve ainda como objetivo apresentar as colônias húngaras em todo o país e, desta forma, destacar a presença da Hungria nas áreas cultural e educacional do Brasil. “Muitos estudantes já saíram daqui para fazer intercâmbio na Hungria por meio do programa Ciência Sem Fronteiras. Isso ajudou na relação entre os dois países e tem proporcionado maior interação entre as duas culturas”, destacou Eva Bitó. 

O evento contou ainda com a participação da diretora do Museu de Imigração de São Paulo, Marília Bonas Conte; do secretário da Igreja Cristã Reformada Húngara do Brasil, Imre Gridi Papp; o linguista, professor e doutor da FFLCH-USP, Paulo Chagas de Souza; o diretor da Casa Guilherme, Marcelo Tapia Fernandes; o professor e tradutor Samuel de Vasconcelos; e o designer e ilustrador Kiko Farkas.   

Dia Nacional da Hungria

Nesta sexta-feira, 19, a Casa da Hungria, instalada no Jockey Clube Brasileiro, na Gávea, no Rio de Janeiro, por ocasião das olimpíadas, será palco das celebrações do Dia Nacional da Hungria, comemorado no sábado, 20. 

O evento, às 19h45, contará com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, e do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán. Durante o evento, haverá performances culturais e um cardápio com iguarias da culinária húngara. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: colônia húngara
Publicidade