Colônia em Nova Friburgo celebra o Dia Nacional da Itália

Cerimônia foi marcada por muita alegria
sábado, 02 de junho de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Hasteamento de bandeiras no Dia da Itália (Fotos: Leo Arturius)
Hasteamento de bandeiras no Dia da Itália (Fotos: Leo Arturius)

Na manhã deste sábado, 2, foi comemorado o Dia Nacional da Itália com a tradicional solenidade de hasteamento das bandeiras, na Praça das Colônias, no Suspiro. O evento reuniu autoridades políticas, presidentes e integrantes das colônias locais, além de convidados. Na ocasião, foram executados os hinos brasileiro, italiano e de Nova Friburgo.

Em seu discurso emocionado, o representante da colônia italiana Alessandro Vianello destacou a participação e importância dos italianos na colonização e formação de Nova Friburgo.

“Essa é a beleza da nossa querida cidade, a mistura de povos. É uma coisa peculiar que pessoas de diferentes descendências convivam em perfeita harmonia. Que isso sirva de exemplo para o país e para o mundo”, destacou Vianello.

Ainda em seu discurso, o representante da colônia italiana falou de uma característica marcante da presença italiana na cidade. “Nós temos inúmeras famílias aqui que ajudaram na urbanização da cidade, mas acredito que nosso principal legado seja a alegria do nosso povo. Nós temos uma alegria de viver, de festejar”.

Segundo Alessandro Vianello, nesta data a Itália, assim como as várias representações diplomáticas da nação pelo mundo, inclusive Nova Friburgo, celebram a instauração da República no país. “Em 2 de junho de 1946 foi escolhida a nova forma de governo da Itália: a República. Por isso a data é tão importante. Ela simboliza a renascimento de um país que havia sido quase que totalmente destruído pela guerra”, explicou ele.

No final da cerimônia, representantes da colônia suíça fizeram uma homenagem aos italianos, dançando a famosa Tarantella.

  • Alessandro Vianello, presidente da Colônia Italiana

    Alessandro Vianello, presidente da Colônia Italiana

  • Autoridades e civis presentes à solenidade na Praça das Colônias

    Autoridades e civis presentes à solenidade na Praça das Colônias

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Itália | Colonias
Publicidade