Colônia alemã festeja 185 anos de imigração em Nova Friburgo

terça-feira, 05 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Colônia alemã festeja 185 anos de imigração em Nova Friburgo
Colônia alemã festeja 185 anos de imigração em Nova Friburgo

(SECOM) - 3 de maio de 1824; 3 de maio de 2009. Exatamente 185 anos separam a data histórica da colonização alemã em Nova Friburgo - primeiro destino dos 342 colonos que deixaram sua pátria em duas embarcações - dos dias comemorativos vividos pelos imigrantes no último domingo, 3, na Praça das Colônias. Quando os pioneiros alemães chegaram ao Morro Queimado (como era chamada Nova Friburgo), depois de desembarcarem dos navios Eclipse e Carolina, começava a história do povo alemão no país.

Nova Friburgo, berço da colonização alemã no Brasil, esteve em festa no fim de semana, em celebração a esses 185 anos de história. O prefeito Heródoto Bento de Mello, que discursou no hasteamento das bandeiras, definiu bem a importância do empreendedorismo alemão no desenvolvimento da cidade. “É com muita honra e alegria que saudamos este dia tão importante na nossa história. Os alemães foram responsáveis pela industrialização de Nova Friburgo e a vinda do progresso à cidade. Da agricultura latifundiária passamos a uma revolução agrária e saltamos anos na frente com as novas indústrias trazidas pelo engenho alemão. Devemos também a eles a nossa eletricidade; a primeira companhia foi fundada por mãos alemãs. Tenho a convicção de que nossa amizade permanecerá e continuará tecendo o futuro dessas duas comunidades irmãs”.

Os colonos do pastor luterano Friedrich Oswald Sauerbronn, líder religioso e moral do grupo de 342 imigrantes, que pagaram suas passagens para a turbulenta viagem a Nova Friburgo, foram lembrados pelo vice-cônsul geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Marcus Haas, em seu discurso na Praça das Colônias. “Há 185 anos, centenas de nossos irmãos alemães adotaram esta cidade como sua morada e o Brasil como pátria. Atravessamos o oceano para nos unir a este povo sensível e a esta terra querida. Descobrimos um mundo novo e ajudamos a construí-lo. É com grande alegria que saúdo os irmãos friburguenses e homenageio àqueles pioneiros, que fizeram desta cidade seu porto seguro”.

Os três dias de comemorações em homenagem à colonização alemã foram celebrados com muita festa e sauerkraut (chucrute). A Praça das Colônias se pintou de preto, vermelho e amarelo para receber os descendentes dos primeiros imigrantes. Uma obra cenográfica lembrava a arquitetura da Alemanha e a cultura daquele país esteve em pauta em apresentações musicais e palestras ao longo da festa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade