"A cidade e seus dramas e encantos” é o tema da 1ª Mostra Fotocelular do Colégio Estadual Professor Jamil El-Jaick (Ceje), que reúne fotos dos alunos e será aberta quinta-feira, 31, às 18h, na Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas 57, Centro), onde prossegue até o dia 9 de novembro, com entrada franca.
A solenidade de premiação está marcada para amanhã, 30, às 19h, no auditório do Ceje, com a participação de toda a comunidade escolar — professores e alunos. A idealização e curadoria são do professor Neilton Lima e a seleção das fotos foi feita por Paulo Henrique Carvalho e Rose Aguiar.
O PROJETO – Ao explicar o projeto, o professor Neilton cita que Nova Friburgo, assim como a maioria dos municípios brasileiros, apresenta uma série de problemas que merecem um olhar crítico da cidadania sobre suas realidades, bem como das possíveis soluções que podem se apresentar objetivando seu equacionar.
A 1ª Mostra Fotocelular do Ceje visa estimular e provocar os olhares da juventude estudantil, sua comunidade escolar e população, para esta realidade. Os dramas e encantamentos de uma cidade podem estar localizados no plano material e imaterial, assim como nos referenciais de sua identidade cultural e cidadã, despertando para a necessidade de ações efetivas dos indivíduos, suas comunidades, organizações, órgãos públicos e da sociedade como um todo.
Ainda segundo Neilton, a preservação do olhar cidadão serve de referencial para a percepção de como um problema pode afetar a vida de todos que moram na cidade, assim como seus encantamentos devem ser referenciais de todos na busca de suas possibilidades e potencialidades.
Ele diz que o trabalho produzido sob o tema "A cidade e seus dramas e encantamentos” abrangeu questões do cotidiano da cidade no que tange as suas áreas urbanas, rurais, naturais e históricas, objetos do cotidiano, obras de arte, expressões do fazer humano e da arte popular, da vida política e social dos indivíduos e da coletividade, que analisados pelo olhar crítico da arte fotográfica, permitem a manutenção dos vínculos de cidadania com a vida pública das pessoas, assim como com a sua cidade, produzindo o fortalecimento desta cultura, cada vez mais ameaçada pelo desconhecimento por parte da população e pela crescente globalização.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS – Um dos objetivos da mostra, diz o professor, é produzir massa crítica na comunidade estudantil do Ceje e da cidade com relação aos problemas que assolam Nova Friburgo, possibilitando através da arte fotográfica e uso do telefone celular, como ferramenta tecnológica da educação, uma abordagem que suscite discussão a cerca destas realidades e suas possíveis soluções, ampliando o grau de cidadania e responsabilidade da comunidade a respeito da temática objetivada.
Outro objetivo é introduzir o telefone celular como possibilidade de ferramenta da produção educativa e cultural no meio escolar acadêmico e social, contradizendo valores consumistas de seu uso no ambiente da escola e cotidiano da juventude.
O professor Neilton cita ainda que mais um dos objetivos da mostra é produzir cultura e ambiência social diferenciada para construção de um novo modelo de aprendizagem, que promove motivação, interação e inovação nas suas práticas pedagógicas, além de agregar, na prática pedagógica, uma cultura de arte, paz, cidadania e solidariedade na construção de um mundo melhor.
A 1ª Mostra Fotocelular do Ceje poderá ser visitada no horário das 13h às 18h, de terça-feira a sábado, com entrada franca.
Deixe o seu comentário