Colégio Estadual Canadá promove tour histórico para alunos do ensino médio

terça-feira, 17 de março de 2015
por Eloir Perdigão
Colégio Estadual Canadá promove tour histórico para alunos do ensino médio
Colégio Estadual Canadá promove tour histórico para alunos do ensino médio

O projeto Caminhada Histórica será realizado no próximo dia 31, a partir das 9h, pelo centro de Nova Friburgo, com alunos do ensino médio integral do Colégio Canadá, situado na Rua Governador Carlos Lacerda, em Olaria. Envolve as disciplinas de história, sociologia, geografia e educação física. Participam as turmas de primeiro ano do Projeto Ensino Médio Inovador (Proemi).

O objetivo é aproximar os estudantes da história de Nova Friburgo. Como o tema história regional não consta no currículo mínimo do governo estadual, o projeto surge como uma oportunidade para que aspectos como a formação da cidade e suas lutas políticas e sociais, ocorridas ao longo de sua história, sejam conhecidas pelos estudantes. Dessa forma — e por tratar-se de turma de ensino médio integral, com possibilidade de adequação e transversalidade com outras disciplinas do curso — o projeto justifica-se por ser, ao mesmo tempo, elucidativo e complemento curricular às aulas de história.

A caminhada percorre o centro de Nova Friburgo e passa por pontos emblemáticos e curiosos da história do município. A concentração será no coreto da Praça Getúlio Vargas e segue pela Praça Dermeval Barbosa Moreira e Avenida Alberto Braune, em direção ao Paissandu, sendo finalizada no encontro dos rios em frente à Igreja Luterana. Ao longo do percurso são relembradas histórias da cidade, muitas desconhecidas pela maioria da população. A caminhada é aberta à participação popular e terá o acompanhamento dos professores João Raimundo e Ricardo Costa, autores do livro "Teia Serrana”, que narra a história da cidade.

EXPERIÊNCIA CONCRETA E PRÁTICA

A diretora do Colégio Estadual Canadá, Rebeca Emerich Alvarez, diz que o projeto integra o currículo do ensino médio integral com experiências concretas e práticas. Assim, surgiu a ideia da caminhada histórica, proposta pelo professor Luiz Fernando Nunes, que já vivenciou esse projeto enquanto estudante, na faculdade.

Esta é a primeira vez que o projeto é posto em prática no Canadá e os alunos estão empolgados. "Eles vão sair do espaço da escola para conhecer os outros espaços da comunidade. Como eles ficam das 7h às 17h dentro da escola, nós queremos levá-los para que tomem consciência de que aprender não é só no quadro”, explica a diretora.

O ensino integral no Canadá foi iniciado este ano e superou as expectativas. Havia previsão de uma turma — e foram abertas quatro. Além de não ter havido evasão até agora, ainda estão sendo matriculados alunos novos. Eles desfrutam de parcerias, como o 11º BPM, para enriquecer ainda mais o currículo.

AULA ABERTA 

O professor Luiz Fernando Nunes faz a caminhada com os alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Canadá. E se baseia em uma gama de bons historiadores friburguenses que, em sua opinião, acaba passando despercebida. Um exemplo é João Raimundo, que Luiz Fernando considera um dos melhores do Brasil. Outro professor elogiado é Ricardo Costa (Rico). Os dois editaram um livro sobre a história de Nova Friburgo que o professor do Canadá tem em alta estima e que, infelizmente, ainda não é de conhecimento de boa parte dos friburguenses.

João Raimundo e Rico são mestres e amigos de Luiz Fernando, que se recorda da versão acadêmica da caminhada, que foi arregimentando pessoas à medida que ia se desenvolvendo. E é o que o professor espera acontecer de novo. Quem estiver interessado é só marcar presença na concentração, dia 31, às 9h, no coreto da Praça Getúlio Vargas. "É uma aula gratuita de altíssimo nível. Não é fechada, onde só fala o professor, e sim, aberta a todos que estiverem presentes”. 

O professor pretende se entrosar com os colegas das demais disciplinas envolvidas para que os alunos apresentem algum trabalho sobre o assunto, um vídeo, relatório, redação, debate ou troca de ideias. 

EDUCAÇÃO FÍSICA

Os alunos saem do Canadá às 8h do dia 31, em caminhada para a Praça Getúlio Vargas, fazem a caminhada histórica somando-se aos historiadores e demais interessados, e retornam ao colégio também em caminhada, onde chegam na hora do almoço.

Há planos para a segunda caminhada, pelos templos religiosos, que deverá ser feita em várias etapas, com explicações dos religiosos, acesso aos documentos, o que não poderá ser feito num único dia. 

Os alunos do ensino médio integral do Canadá ainda contam com outros projetos, como tae-kwon-do, judô (com o tenente-coronel PM Carlos Hespanha), visitas à Câmara Municipal e roteiros ecoturísticos, entre outras atividades. "A ideia não é ficar só em sala de aula, é também aprender cidadania do lado de fora. A cada dia vai surgindo uma coisa nova”, comenta Luiz Fernando. E finaliza: "Educação sempre vale a pena”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Colégio Canadá | Turismo
Publicidade