Passageiros estão enfrentando sol e chuva para embarcar em ônibus intermunicipais nos pontos exclusivos implantados na região central de Nova Friburgo. Os abrigos para os pontos, que deveriam ter sido construídos até o fim da semana passada, só devem ficar prontos no próximo domingo, 26, segundo a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu). “Os abrigos começarão a ser instalados na próxima sexta-feira, 24, com término previsto para o domingo”, informa a nota.
A construção dos pontos está atrasada porque a empresa contratada para realizar o serviço só recebeu as telhas que serão utilizadas na cobertura dos abrigos nesta semana. Em junho, as empresas que operam o transporte intermunicipal na cidade — Auto Viação 1001, Brasil, Teresópolis e Carmense — comprometeram-se a pagar a construção dos abrigos nos pontos, durante reunião com o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) e a Prefeitura de Nova Friburgo.
Desde o mês passado, os coletivos que vêm do Terminal Rodoviário Norte, em Duas Pedras, com destino às cidades do Centro-Norte do estado, estão autorizados a embarcar e desembarcar passageiros atrás do Clube de Xadrez, na Praça do Suspiro, no Centro. Por causa da falta de um abrigo, os passageiros ficam em pé ou sentados sobre a mureta do clube. Alguns passageiros, inclusive, sentam sobre uma fonte de água inativa que seria revitalizada por causa do valor histórico para a cidade.
Nos outros dois pontos exclusivos para as linhas operadas pela Viação 1001 — Nova Friburgo x Cachoeiras de Macacu e Rio das Ostras x Macaé — a situação é um pouco pior. O local de desembarque desses coletivos na Rua Coronel Zamith, debaixo do viaduto Geremias de Mattos Fontes, no Bairro Ypu, é mal iluminado e, por isso, os pedestres que passam pelo local são alvos fáceis para assaltantes. O embarque nessas linhas é realizado na Alameda João Torres Xavier, ao lado da Igreja Luterana, no Paissandu. Filas enormes são formadas em quase todos os dias pelos usuários que são obrigados a esperar o ônibus em pé. Alguns passageiros sentam no meio-fio da calçada e outros se arriscam encostados nas grades de proteção ao lado do Rio Cônego.
“É um descaso conosco! Eu pego o ônibus às 16h50 e tem uma fila enorme onde não tem nenhum abrigo para idosos e mulheres com crianças de colo”, disse um morador de Cachoeiras de Macacu, que trabalha em um banco em Friburgo.
Vans intermunicipais
Os pontos de parada das vans de transporte intermunicipal ainda não foram definidos pela Prefeitura. Em reunião com o Detro, em junho, ficou definido que o transporte também terá novos pontos exclusivos na cidade. De acordo com informações da Smomu, essa questão ainda está sendo alinhada entre o prefeito Rogério Cabral e os representantes das vans. Em Friburgo, oito vans transportam passageiros para as cidades de Cordeiro, Macuco, Teresópolis, Rio das Ostras e Cachoeiras de Macacu.
Deixe o seu comentário