CNSD promove palestra sobre o Programa Antártico Brasileiro

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Nesta quinta-feira, 19, o Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD) receberá a visita da geógrafa e pesquisadora Rosemary Vieira, que falará aos alunos sobre a expedição Deserto de Cristal, da qual fez parte. A carioca criada em Nova Friburgo aproveitará a oportunidade para trazer à baila questões de suma importância, como preservação ambiental e a relevância da Antártica no clima do país.

Rosemary, que no passado foi professora de geografia no CNSD, retornou recentemente de sua terceira viagem à Antártica, onde ajudou a desenvolver importantes pesquisas geológicas e climáticas no interior do continente. Ela integrou o acampamento do Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas (Nupac), do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), onde estudou a reconstrução do comportamento do manto de gelo, através dos vestígios deixados pelo tempo nos depósitos de sedimentos e feições de relevo, em que as mudanças e o comportamento do meio ambiente podem ser observadas mais facilmente. A pesquisa de Rosemary se concentra nas alterações climáticas provocadas pelas ações do homem ao longo do tempo.

Rosemary está cursando pós-doutorado e faz parte do Instituto de Geociências da UFGRS, onde ingressou no Programa Antártica (Proantar). Com 25 anos de estudos sobre a Antártica, o Brasil tem possibilidades abertas para expedições científicas da região, que tem mais de 13,6 milhões de quilômetros quadrados.

Na palestra, que começa às 8h30, Rosemary também falará sobre os problemas ocorridos por questões como o isolamento, as limitações e o estranhamento inicial em relação, por exemplo, às 24 horas de luz, que logo dá lugar à comodidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade