CMDRS aprova minipatrulhas para Nova Friburgo

quinta-feira, 02 de fevereiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Nova Friburgo discutiu, nesta segunda-feira, 30, a aquisição de 44 kits de máquinas e implementos agrícolas—que serão fornecidos ainda neste semestre pela Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária (Seapec) através do Rio Rural Emergencial. Após debates sobre o tema nas microbacias, a primeira reunião do conselho em sua nova composição teve como objetivo ratificar o interesse das 14 associações de produtores rurais pelos equipamentos que serão doados.

Ao todo, serão seis municípios serranos contemplados—Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto—com o repasse dos novos tratores e microtratores, o que representa um investimento de R$ 6,5 milhões. Na ocasião, o assessor técnico de infraestrutura do Rio Rural, Jarbas Saraiva Júnior, falou sobre as normas de uso das minipatrulhas e ressaltou que todo trabalho desenvolvido terá um custo a ser definido pelas entidades para garantir a conservação e a manutenção desses equipamentos.

“A gestão das máquinas doadas pelo Rio Rural será de responsabilidade das associações. Os beneficiários terão que assumir compromissos, como respeitar a legislação ambiental, para garantir a conservação do solo e do meio ambiente; seguir as orientações técnicas da Emater-Rio; preservar a cobertura florestal existente nas propriedades; manter um controle de uso e manutenção sempre documentado, entre outros”, explicou Jarbas.

O superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Seapec e secretário executivo do Rio Rural, Nelson Teixeira, afirmou que o objetivo é oferecer condições à recuperação dos sistemas produtivos, da renda dos agricultores familiares e, ao mesmo tempo, garantir a adoção de boas práticas agrícolas e conservação dos recursos naturais. “A ideia é acelerar a recuperação econômica das áreas rurais afetadas pela tragédia do ano passado. Vamos investir também na capacitação dos tratoristas, que serão indicados pelas associações de produtores”, disse.

Na reunião, foi feita ainda a apresentação e aprovação do Plano Executivo da Microbacia (PEM) São Pedro da Serra. Segundo o supervisor local da Emater-Rio em Nova Friburgo, Affonso Henrique Júnior, o Comitê Gestor da Microbacia (Cogem) selecionou 80 agricultores familiares aptos a participar do sorteio que definirá a ordem de apoio aos projetos contemplados pelo programa. Previsto para fevereiro, o sorteio beneficiará produtores das localidades Benfica, Boa Esperança e São Pedro da Serra.

Também participaram da reunião o novo presidente do CMDRS e secretário de Agricultura de Nova Friburgo, José Carlos Siqueira; o assessor técnico regional do Rio Rural, Gerson Yunes; o coordenador regional do Programa Estradas da Produção, Glauco Barradas; o responsável pela área de cartografia do Rio Rural, Carmindo Solis; além de representantes das associações, membros do Conselho, e técnicos da Emater-Rio e da Pesagro-Rio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade