Clube de fitness traz método inovador para cuidar da boa forma e saúde das mulheres

sexta-feira, 28 de novembro de 2008
por Jornal A Voz da Serra
Clube de fitness traz método inovador para cuidar da boa forma e saúde das mulheres
Clube de fitness traz método inovador para cuidar da boa forma e saúde das mulheres

Há poucos meses Nova Friburgo tem uma forma inovadora na região, de comprovado sucesso internacional, aliando boa forma e saúde: a franquia de fitness Curves. Uma proposta diferente, que já se espalhou em mais de dez mil pontos pelo mundo. Criada exclusivamente e sob medida para mulheres, a Curves uniu a tecnologia ao mundo moderno, em que as pessoas têm pouco tempo ou querem gastar o mínimo possível para se exercitar. Com equipamentos hidráulicos especialmente projetados, que podem ser usados por qualquer pessoa, pois não têm impacto, o programa de exercícios é de apenas 30 minutos e traz resultados efetivos. Os aparelhos são posicionados em forma de circuito, alternados com plataformas, onde são feitos exercícios aeróbicos.

Maria Luiza Azevedo, clínica geral e homeopata, conheceu a Curves no Canadá e percebeu os benefícios em sua própria filha, que vive naquele país. Dividindo seu tempo entre a capital carioca e a serra, ela decidiu montar uma Curves em Nova Friburgo por acreditar que a proposta da franquia norte-americana vai muito além da boa forma física. Ela constatou que muitas de suas pacientes precisavam complementar o tratamento médico com atividades físicas regulares para melhorar a qualidade de vida, tanto física quanto psicologicamente.

Para a médica, além dos benefícios que os exercícios trazem, melhorando a saúde, as mulheres que freqüentam a Curves melhoram sua auto-estima por passarem a se relacionar com outras pessoas e também por integrarem as ações de cidadania que o clube de fitness promove, como a campanha de arrecadação de alimentos, desenvolvida nos meses de setembro e outubro. Os alimentos arrecadados foram doados ao Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje) e à Associação da Mulher Mastectomizada (Amma). Também em outubro foram arrecadados brinquedos, posteriormente doados à Humedica Brasil e à Casa Madre Roselli, como parte do programa de responsabilidade social que as freqüentadoras da academia promovem.

De acordo com Maria Luiza, muitas pessoas têm tempo, mas não têm paciência de ficar se exercitando por horas e um programa de 30 minutos de exercícios com treinamento de força muscular, atividade cardiovascular, guia orientado para perda de peso e um ambiente agradável e estimulante passa a ser uma opção atraente para mulheres que não se sentiriam à vontade em uma academia. Além disso, para que os resultados apareçam, basta uma freqüência constante de três vezes por semana. Aliás, a médica ressalta que a Curves é um clube, onde todas as mulheres são sócias, num modelo que em nada lembra uma academia.

Com quase seis meses de funcionamento, a primeira Curves de Nova Friburgo, localizada na cobertura de um prédio na Avenida Alberto Braune, já atingiu sua meta inicial e comprovou que a propaganda boca a boca é poderosa e é a principal ferramenta, em todo o mundo, para divulgar o clube.

Muitas sócias jamais tinham colocado os pés em uma academia, mas resolveram experimentar a proposta da Curves. Segundo Suzy, gerente da Curves, existem vários casos interessantes. Desde uma mulher que estava com o atestado médico na bolsa para se matricular numa academia, mas passou pela Curves logo após a inauguração e acabou se tornando sócia, até uma senhora que entrou para a Curves, mas teve que sair para morar com a filha em outra cidade, onde ainda não tem uma franquia próxima, e chorou de tristeza.

O apego que as sócias desenvolvem é conseqüência de um ambiente descontraído, onde há o estímulo para que as pessoas se relacionem através das várias atividades que ocorrem durante os exercícios e as ações extras, como a gincana realizada durante as Olimpíadas ou mesmo a caminhada pelo Country Clube no mês de agosto.

Suzy conta que uma das sócias, por ser obesa, não quis fazer a avaliação que registra o peso, as medidas corporais e o percentual de gordura. Ela apenas queria começar a fazer os exercícios e descobrir se gostaria e daria continuidade. Os resultados estéticos ainda não foram avaliados, mas a auto-estima já melhorou, pois um quadro aparente de depressão se modificou e, ao invés de dormir até tarde, a sócia já acorda de manhã cedo com mais disposição.

São vários os casos em que filhas começaram a freqüentar e levaram as mães. Pessoas com objetivos específicos, como uma mulher que precisa emagrecer para poder engravidar ou outras que queriam fazer uma atividade física que tomasse pouco tempo. Até mesmo uma senhora que nunca fizera nenhuma atividade física e não usava tênis ou calça comprida passou a freqüentar a Curves.

A faixa etária é bastante elástica, com mulheres dos 20 aos 60 anos ou mais. Mas tanto Suzy como Maria Luiza têm percebido que, em alguns casos, os benefícios dos exercícios ficam em segundo plano, pois a auto-estima mais elevada tem se mostrado o maior ganho para certas mulheres que não tinham ânimo, algumas propensas a entrar em depressão. A interatividade e a possibilidade de novas amizades e do desenvolvimento de ações responsáveis têm sido parte preponderante na opinião de algumas sócias. Inclusive, uma médica que começou na Curves por não ter tempo de se exercitar, hoje indica para suas pacientes, tanto pela parte física, como também pela mental.

Para a advogada Rita de Cássia Cardoso, 50 anos, o fator tempo foi primordial, mas estar num local onde o objetivo é igual para todas, a possibilidade de novas amizades e o atendimento prestado são fatores que se somam, tornando a atividade física tão agradável, que Rita afirma que não se sente “fazendo alguma coisa”, mas que os resultados aparecem da mesma forma. Ela foi uma das alunas que perderam mais medidas: 28,5cm em um mês, como ela diz, “se divertindo”.

Para Maria Cristina, 37 anos, a falta de tempo foi o que pesou na hora de aderir ao método da Curves, que ela já conhecia e quando ficou sabendo que a franquia seria estabelecida em Nova Friburgo decidiu freqüentar o circuito. Já na sua primeira avaliação Cristina perdeu peso e medidas, comprovando a eficácia do método.

SERVIÇO

A Curves em Nova Friburgo fica na Avenida Alberto Braune 99, Edifício de Jorge, mansarda (cobertura), Centro. Tel: (22) 2522-8324. E-mail: friburgocentro-rj@curves.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade