Clube de Astronomia exibe grátis documentário “O Universo Elegante”

Evento abre a programação do Planetário para 2016, que promoverá em maio a "Festa nas Estrelas"
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
O físico Brian Greene apresenta a teoria das cordas no documentário (Foto: WikiCommons/CC0)
O físico Brian Greene apresenta a teoria das cordas no documentário (Foto: WikiCommons/CC0)

O professor e diretor do Canf (Clube de Astronomia de Nova Friburgo), Reinaldo Ivanicska, reinicia as atividades do Planetário de Nova Friburgo neste sábado, 27, às 18h, com a exibição gratuita do documentário “O Universo Elegante - Um Sonho de Einstein”. Apresentado pelo renomado físico Brian Greene, o filme ensina de maneira clara e acessível ao público leigo a Teoria das Cordas, um modelo físico-matemático que é atualmente o mais forte candidato a concretizar um objetivo que Einstein buscou até o fim de sua vida: explicar todos os fenômenos da natureza através de uma única teoria. Nas palavras de Ivanicska, a teoria das cordas é como “uma espécie de teoria do ‘tudo’”. Após a exibição do filme, haverá bate-papo sobre o tema. “Será um programa de grande interesse para os amantes do universo, da astronomia e de ciências afins”, completa Ivanicska.

Programação

Para o mês de março já estão definidas as primeiras atrações no Planetário: no dia 8, Dia Internacional da Mulher, será realizado o evento “Júpiter das Mulheres”, com apresentação de zumba com a professora Sanlee Oliveira, aberto à participação do público; inauguração da exposição “Mulheres da Ciência”, com destaque para mulheres que participaram da história da astronomia e astronáutica. “Se o tempo colaborar, ainda teremos observação do planeta Júpiter com os telescópios do Canf, que estará em oposição”, informou o professor.

Em março também serão retomados as sessões de ‘observação do céu’ (cúpula), atividade previamente agendada pelas escolas para seus alunos. Nos fins de semana, haverá encontros para observação do céu noturno e atividades no Cineclube. Dessa forma, Ivanicska pretende promover um primeiro semestre agitado para a astronomia friburguense. Para abril, a agenda ainda está sendo organizada.

No fim de semana em que será comemorado o aniversário da cidade - 16 de maio - será realizada a primeira Star Party ("Festa nas Estrelas") de Nova Friburgo, provavelmente na localidade de Santa Cruz. “Neste evento, astrônomos amadores ou não da cidade, da região e do país se reunirão em um local longe das luzes da cidade para observar o céu, trocar experiências, conversar e curtir o céu de nossa cidade, eleita no ano passado umas das dez melhores cidades para observação astronômica”, antecipou o professor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Planetário | ciência | teoria das cordas | einstein
Publicidade